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O conceito de mix de marketing (4Ps), deve ser aplicado depois que eu já tiver um MVP pronto ?

Olá, boa noite.

Ao analisar o primeiro p (Produto) nós temos que avaliar se o produto gera valor, e logo em seguida analisamos o preço (por quanto esse produto será vendido e como será vendido).

Porém, esse tipo de análise não deveria ser feita antes mesmo de se fazer o MVP?

Supondo que eu comece a criar um produto do zero, a recomendação seria primeiro criar o mvp pra depois analisar se o meu produto gera valor, e qual vai ser o preço?

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Olá Rafael!

Essa é uma ótima pergunta. Em teoria e pela perspectiva do marketing, o mix de marketing deve ser criado antes da concepção do produto. Já o conceito de MVP surgiu depois e, nessa perspectiva, tudo o que você cria antes de testar no mercado, pode não ser assertivo. Costumo trabalhar com uma visão integrada, numa perspectiva de design. Ao elaborar o MVP você já pensa no que seria o MVP do seu mix de marketing também e vai testando ele aos poucos.

No caso do seu produto começado do zero, você primeiro deveria identificar o problema real de seus usuários (pesquisa) para depois pensar em possíveis soluções que geram valor para o usuário. Antes de colocar na rua, você pensa no seu mix de marketing. Afinal, mesmo um MVP em fase de validação exigirá que você tenha clareza de como irá comunicar seu público. Pensar numa estratégia de precificação ajudará você a saber se essa solução gera tanto valor para você quanto para o seu usuário. Perceba que no fim, tudo se complementa e deve ser evoluído aos poucos.

Por fim, recomendo à você meu curso sobre o design da proposta de valor. Acredito que possa ser uma complementação útil :)

Ajudei?

Abraço,

Aline Roque