Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

O código não reconhece as setas cima e baixo

No momento em fui criar uma função para movimentar a raquete, o código não reconhecia as setas para cima e para baixo, fazendo com que a raquete fique imóvel. Essa é a parte em que acredito estar o problema. obs.: o comando UP_ARROW e DOWN_ARROW está aparecendo em vermelho

function movimentaMinhaRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRquete -= 10; }

if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete += 10; } }

Aqui está o código até ponto que cheguei, talvez o problema esteja aqui.

//variáveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(); movimentaMinhaRaquete(); }

function mostraBolinha(){ circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }

function movimentaBolinha(){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }

function verificaColisaoBorda(){ if (xBolinha + raio> width || xBolinha - raio< 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio> height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1; } }

function mostraRaquete(){ rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura); }

function movimentaMinhaRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRquete -= 10; }

if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){ yRaquete += 10; } }

2 respostas
solução!

Oi oi, Vinicius!

Como tá por aí?

Você não vai acreditar... o único problema é que faltava um "a" na variável yRaquete

Você escreveu yRquete e o interpretador não compreendeu a referência.

Mas calma que isso é muito comum e o importante é que você compreendeu a lógica da coisa. :)

Ah, escreve a função apenas uma vez, tudo bem?

Vou deixar a função movimentaMinhaRaquete()

function movimentaMinhaRaquete(){
 if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10; // bem aqui estava yRquete
  }
}

Espero que tenha ajudado, fico à disposição!

Um abraço e bons estudos!

Muito obrigado Camila.