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resposta

o circulo só cresce uma vez e, e não gradativo!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var raio = 10;



    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

         console.log(x + ',' + y);

        if(evento.shiftKey){
            while (raio < 50){
                raio = raio + 10; 
                break;

            }

        }


        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }    
    tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
1 resposta

Olá, Rogers! Tudo bem contigo?

Neste caso, bastam fazer duas alterações ;-)

Vamos retirar a condicional if

 if(evento.shiftKey){

Agora, após compararmos o parâmetro no while podemos continuar com o incremento e adicionar o evento dentro do while.

    while (raio < 50) {
      evento.shiftKey
      raio = raio + 10;
      break;
    }

Feito isso, é só rodar! ;-)

Espero ter ajudado, Rogers!

Um abraço e bons estudos!