As três etapas estão bem claras para mim, no entanto, o caótico e a desordem me parecem bem semelhantes. O que as distingue?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
As três etapas estão bem claras para mim, no entanto, o caótico e a desordem me parecem bem semelhantes. O que as distingue?
Olá, Eliza! Tudo bem?
Entendo que as categorias "caótico" e "desordem" do Cynefin Framework podem parecer semelhantes à primeira vista, mas elas têm diferenças importantes.
A categoria "caótico" se refere a situações em que não há relações de causa e efeito claras, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente e com base em instintos e experiências passadas. É um estado em que a incerteza e a instabilidade são altas, e as respostas precisam ser inovadoras e rápidas.
Por outro lado, a "desordem" é o estado central do Cynefin, onde não se sabe qual dos outros domínios (simples, complicado, complexo ou caótico) se aplica à situação atual. É uma espécie de área de transição, onde a primeira tarefa é tentar mover a situação para um dos outros quatro domínios onde pode ser mais facilmente entendida e gerenciada.
Portanto, enquanto o "caótico" é um estado de alta incerteza e necessidade de ação rápida, a "desordem" é um estado de incerteza sobre qual abordagem deve ser usada para lidar com a situação.
Bons estudos!
Entendi. Logo, a "desordem" seria o ponto zero para ver qual desses quadrantes a situação é mais adequada, certo?