2
respostas

O caos para achar minha zona de aprendizagem

Na minha primeira graduação como educadora fisica tive muita dificuldade na matéria de anatomia, por que minha forma de aprender é entender como algo funciona, e especificadamente essa matéria er algo que deveria ser gravado muitos termos técnicos. Fiquei entusiasmada ao iniciar os estudos da matéria, porém na zona de estresse até chorei para poder aprender a gravar aquilo.
Após passar por esse momento de estresse, acredito que se eu tivesse alguém me explicando tecnicamente cada termo, colocado na pratica de alguma forma desenhando cada parte da anatomia humana e feito anotações e observações de forma visual, com toda certeza teria sido um processo mais rápido e leve.

2 respostas

Oi, Evellyn. Tudo certo?

Sua reflexão mostra bem como o estilo de aprendizagem influencia no processo. No seu caso, entender o funcionamento das coisas faz mais sentido do que memorizar termos soltos, então é natural que a anatomia tenha sido um desafio naquele formato.

É importante reconhecer essas experiências e transformar em estratégias para as próximas etapas. Você fez isso ao pensar em como teria aprendido melhor, e esse já é um avanço importante.

Vale testar abordagens mais visuais e práticas sempre que possível, como usar mapas mentais, desenhos ou esquemas, mesmo quando o conteúdo for mais teórico.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Tudo na vida é um aprendizado!

Olá, Evellyn!
Apesar do meu estresse ter sido com outra matéria, não a anatomia, o estudo em si é algo bastante estressante, principalmente quando você bate na tecla, mas sua mente nega a aprender, e isso de fato nos entristece e nos desmotiva (já aconteceu e acontece comigo diariamente).

Uma dica, que um professor de programação me deu, foi:
Pare, levante-se e vá beber uma água e vá conversar com algum familiar/amigo.
Isso fará com que sua mente relaxe e se recupere do estresse.

E depois volte para os estudos, provavelmente sua mente vai está mais relaxada e terá mais ideias e atenção aos estudos.

Porque não sei se é o seu caso, mas as vezes a falta de concentração é devido ao estresse e excesso de informações.

Um abraço, e bons estudos!