Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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O bolão que deseja emagrecer! Resolvido

Para resolver usei de conceito simples do if com operador lógico && e abaixo meu código com a resolução.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    let raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

       // console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && (raio < 40)) {

          raio = raio + 10;

        };

        if (evento.altKey && (raio > 10)) {

            raio = raio - 5;
        };   



        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

        console.log(raio);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
1 resposta
solução!

Fiz um update no meu programa e deixei ele gerando cores aleatórias, o que acho muito legal, pois agora você pode gerar o maior circulo que o programa permite e depois dentro do circulo você pode ir gerando círculos menores deixando bem colorido.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);


    let raio = 10;

     function gerar_cor(opacidade = 1){
        let r = Math.random()*255;
        let g = Math.random()*255;
        let b = Math.random()*255;

        return `rgba(${r},${g},${b}, ${opacidade})`;
    }

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

       // console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && (raio < 40)) {

          raio = raio + 10;

        };

        if (evento.altKey && (raio > 10)) {

            raio = raio - 5;
        };   



        pincel.fillStyle = gerar_cor();
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

        console.log(raio);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>