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"O bolão que deseja emagrecer!": O alert não cancela o desenho

Nesse código, o alert aparece quando o usuário tenta clicar com o mouse na tela pressionando shift e alt ao mesmo tempo (no programa, shift aumenta o desenho da bolinha e alt diminui), mas mesmo com esse alert aparecendo na tela, o desenho (a bolinha) ainda é gerado na tela depois que o usuário clica no "ok" do alert. Como eu faria para que o programa bloqueie esse desenho que deveria ser um "erro" do usuário?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && evento.altKey) {

            alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');

        } else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
            raio = raio + 10;

        } else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
            raio = raio - 5;

        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
1 resposta

Oi Rafael

Para ele não desenhar você precisa sair da função assim que acontecer o alert e pra isso basta utilizar o return logo depois do alert, assim:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
  var tela = document.querySelector('canvas');
  var pincel = tela.getContext('2d');

  pincel.fillStyle = 'grey';
  pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

  var raio = 10;

  function desenhaCirculo(evento) {
    var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

    console.log(x + ',' + y);

    if (evento.shiftKey && evento.altKey) {
      alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');
      return;
    } else if (evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
      raio = raio + 10;
    } else if (evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
      raio = raio - 5;
    }

    pincel.fillStyle = 'blue';
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
    pincel.fill();
  }

  tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>