6
respostas

O bolão que deseja emagrecer!

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
            var tamanhoCirculo = 10;

            if (evento.shiftKey) {
                tamanhoCirculo += 10    ;
            }
            else if (evento.ctrlKey) {
                tamanhoCirculo -= 5;
            }

            pincel.fillStyle = 'blue';    
            pincel.beginPath();
            pincel.arc(x, y, tamanhoCirculo, 0, 2 * 3.14);
            pincel.fill();
            console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
6 respostas

Oi, não funcionou conforme o exercício.

Que parte não funcionou? Para que eu possa estar corrigindo?

Abre ele no navegador e faz um teste. Você aperta uma vez shift e clica na tela a bolinha que era tamanho 10 vira tamanho 20, mas se você solta o shift e continua clicando, a bolinha permanece tamanho 10.Em nenhum momento ela fica tamanho 30 ou 40. Em relação a tecla ctrl, a bolinha só fica tamanho 5. Você solta o ctrl e ela permanece 10. Conforme o exercício, ela deve crescer (de 10 em 10) até o 40 e diminuir (de 5 em 5) até o tamanho original que é 10.

Obrigado Jorge. Me passei nisso, irei corrigir.

Acho que corrigi o problema e coloquei uma variável para não permitir que quando for pressionado ctrl, alt e o clique faça o desenho.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgrey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var tamanhoCirculo = 10;


    function desenhaCirculo(evento) {
            var bloqueado = false;
            var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
            var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


            if (evento.shiftKey && evento.ctrlKey) {
                alert('Você só pode usar um comando por vez (Ou aumentar ou diminuir).');
                bloqueado = true;
            }
            else if (evento.shiftKey && (tamanhoCirculo + 10 <= 40)) {
                tamanhoCirculo += 10;
            }
            else if (evento.ctrlKey && (tamanhoCirculo - 5 >= 10)) {
                tamanhoCirculo -= 5;
            }
            if (!bloqueado) {

                pincel.fillStyle = 'blue';
                pincel.beginPath();
                pincel.arc(x, y, tamanhoCirculo, 0, 2 * 3.14);
                pincel.fill();
                console.log(x + ',' + y);

            }


    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

Só faltou fechar a tag script mas ficou muito bom!!