Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

o arquivo .gitignore não funciona

1 Criei dois arquivos um chamado de .gitignore e o outro ide-config 2 Adicionei e comitei os dois arquivos com os comandos:git add ide-config.txt git commit -m "Adicionando o arquivo ide-config" git add .gitignore git commit -m "Adicionando o arquivo .gitignore" Quando eu digito o comando para ignorar o arquivo: .gitignore ide-config ele não reconhece o comando. Ja tentei de todas as formas e quando eu inssiro umalinha no ide-config.txt ele fica pedindo para eu commitar. É isto mesmo pessoal fiz certo?

2 respostas

Olá Leandro, tudo bem?

Para o .gitignore ignorar um arquivo, você precisar escrever nele o nome do arquivo a ser ignorado.

Para isso, você pode abrí-lo em um editor de texto e colocar o nome do arquivo, por exemplo:

Explorador de arquivos com destaque no arquivo .gitignore, bem como na opção Abrir com -> Bloco de notasBloco de notas com o texto ide-config.txt

Ou, caso achar melhor, pode utilizar o seguinte comando no terminal ou no Git Bash:

echo 'ide-config.txt' >> .gitignore

Em seguida, adicione as alterações no git com:

git add .

Salve com um commit, com:

git commit -m "Adicionando ide-config.txt no .gitignore"

E, por fim, sobe para o git com um push:

git push origin main

 


 

Caso não der certo, você pode remover todos os arquivos do índice sem alterá-los no seu diretório de trabalho com:

git rm -r --cached .

Em seguida, adicionar esses arquivos novamente ao índice, de forma a ignorar todos aqueles listados no .gitignore:

git add .

git commit -m "Adicionando ide-config.txt no .gitignore"

git push origin main

Caso queira saber mais e como fazer com outros tipos de arquivos, como pastas e arquivos sem extensão, segue um artigo que possa te ajudar:

Espero que dê certo e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos! 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!
solução!

Muito obrigado! Conseguir resolver removendo tudo com o comando git rm -r --cached e adicionando com o git add . Das outras formas, depois de salvar com o commit e quando eu alterava o arquivo ide-config.txt ele identificava as modificações. Agora esta tudo certo valeu pela dica!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software