Olá Janderson tudo bem com você??
Vamos lá =) tentarei responder as suas dúvidas!
Python e os seus pacotes Numpy, Scipy, Pandas entre outros podem ser usadas como uma alternativa open source ao Matlab?
"O MATLAB é um software destinado a fazer cálculos com matrizes"É um software pago e usado para fins específicos, com linguagem de programação própria e pensado para cálculos matemáticos com matrizes.
Numpy, Scipy, Pandas e outras: São libs ou bibliotecas para a linguagem python. Também irá encontrar o nome framework. Tratam-se de processos, funções e linhas de código projetados para serem utilizados em Python para finalidades como: Tratamento de Dados, Machine Learning, gráficos de visualização e outros. São distintos do Matlab, pois não são "softwares de prateleira". Fechados em que você instala e utiliza. Eles são importados na IDE da sua preferência e utilizados quando existe a necessidade.
"Ou seja, utilizando esses pacotes que citei e outros mais (que vocês podem me indicar) eu consigo fazer as mesmas coisas que faria nesse software pago?"
Com total certeza você consegue fazer muito mais. Infinitamente mais rs
Python é uma linguagem extremamente popular e possui muito suporte da comunidade.
As libs que você usará vão variar conforme a sua necessidade. Já sabe qual linha de estudos/profissional irá seguir? Isso irá influenciar nas sugestões que te farei.
Outra dúvida, ao abrir o site do Numpy (https://numpy.org/) vi que em sua página inicial tem o ECOSYSTEM, que fornece diversos pacotes para Data Science, Machine Learning... Todos aqueles pacotes pertecem ao Numpy ou foram inspirados nele?
Ali ele fala sobre as integrações e uso da biblioteca Numpy. Pode ser utilizado em conjunto com soluções para Visualização de Dados, Tratamento de Dados, Machine Learning, Cálculos Matemáticos, Processamento de Imagens e todas aquelas outras opções do site.
Por fim, qual a diferença entre pacote e biblioteca?
Assim como pack, package, lib, library, biblioteca, framework e já já chamam de mais alguma coisa rs
Tudo igual meu amigo. Apenas nomes para confundir nossa cabeça. Talvez dependendo do contexto, alguma venha a fazer mais sentido ou possua alguma peculiaridade, mas a finalidade é a mesma. Otimizar. Para quê ficar querendo "criar a roda" se alguém já fez isso? Coloca no carro e pega estrada!
Espero ter te ajudado e qualquer dúvida que você tenha pode retornar aqui que te ajudo!
Abraços e bons estudos!