Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

'numpy.ndarray' object is not callable

Estou tento este erro. Tive a primeira vez quando fui executar a parte inicial do vídeo. Vi no fórum que podia ser devido ao fato de ter uma var com nome np.array, deixei esta parte como comentário. Porém agora aponta este mesmo erro lá no começo do curso quando chamamos no item 1.3 (km = np.loadtxt('carros-km.txt')). Estou usando o Google Colab.

4 respostas

Olá Marcel! Tudo tranquilo?

Primeiramente, confira se você fez a importação da biblioteca numpy no início do seu notebook:

import numpy as np

Caso tenha feito, para tentar resolver isso, você pode reiniciar seu ambiente de execução e executar novamente todo seu código. Você pode fazer isso acessando Ambiente de execução > Reiniciar e executar tudo:

Reiniciando o ambiente de execução do google colab seguindo o caminho ensinado anteriormente

Quando fechamos e abrimos o nosso notebook, ou deixamos ele aberto mas sem fazer nenhuma edição por um tempo, é importante realizarmos esse processo para que todos os códigos existentes no notebook sejam executados novamente.

Caso isso não resolva seu problema, vou te pedir que compartilhe aqui no fórum o código completo que existe na célula onde o erro é gerado.

Qualquer dúvida estou à disposição :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Milena, tudo ótimo aqui e vc?

Então eu sempre carrego os arquivos e rodo o código todo quando entro no Colab, porém neste caso aconteceu algo muito estranho pois quando eu rodo pela primeira vez ocorre este erro (Foto 1) Vi no fórum que pode ser por causa que no decorrer do curso criamos uma variável com nome de np.array (foto 2, célula 183). Porém quando eu coloco essa célula como comentário (#) para retirar esta var e rodo o código novamente, ocorre o mesmo erro da foto 1, porém lá no início do curso (Foto 03). Repare que na foto 01 a aula é de número 5, já quando realizo o reparo de colocar como comentário que também é feito na aula 05, o erro ocorre numa parte que antes nunca tinha dado problema (aula 01). Desde já agradeço pela ajuda. Foto 1 Foto 2 Foto 3

solução!

Oii Marcel!

Entendi, realmente o erro está acontecendo por conta dessa variável np.array.

Por mais que você tenha comentado a linha de código onde nomeia essa célula e rode novamente seu código, o erro continua porque como você já criou essa variável uma vez no seu ambiente ela fica salva na memória.

Por isso, após comentar essa linha np.array = np.arange(1000) você deve reiniciar seu ambiente de execução antes de executar novamente todo seu código, assim as variáveis anteriormente criadas terão seus conteúdos apagados. Você pode fazer esse processo, conforme ensinei anteriormente, acessando Ambiente de execução > Reiniciar e executar tudo:

Reiniciando o ambiente de execução do google colab seguindo o caminho ensinado anteriormente

De todo modo, ao invés de comentar essa linha, o que você pode fazer também é renomear a variável np.array para np_array e reiniciar novamente seu ambiente de execução. Com a variável nomeada dessa forma, você certamente não terá problemas.

Sempre que quisermos dar um nome composto para uma variável em Python, é uma boa prática utilizarmos o underscore, ao invés do ponto, para evitarmos erros como esse :)

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida fico à disposição ^^

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado Millena, consegui resolver!!