Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Numeros fora do switch()

Como eu escreveria um código caso eu quisesse impedir que a pessoa jogando selecionasse outro numero para a dificuldade? Por exemplo: no vídeo temos 3 dificuldades, mas digitando 4 ou um numero maior ele ainda seleciona o equivalente à terceira opção (difícil).

Isso é abordado na continuidade do curso? Do contrário gostaria de ter a dúvida resolvida aqui, mesmo.

2 respostas
solução!

Olá, você poderia usar o 'While' ou o 'Do while' para criticar a entrada da variavel nivel. por exemplo usando o 'do while' (eu acho mais coveniente pois com 'do while' ele realiza pelo menos a primeira entrada antes de verificar);

int nivel;

do{
        scanf("%d", &nivel);
}while(!(nivel >= 1 && nivel <=3));
// poderia  ser assim tambem a condição while(nivel < 1 || nivel > 3);
// ou assim while( nivel != 1 && nivel != 2 && nivel != 3); 

eu costumo fazer negando a condição valida que neste caso é um numero de 1 a 3 inclusive, ai como eu nego se ele entrar com um valor invalido, o do while faz repetir novamente a entrada, até que ele entre com um valor valido. deixei alguns exemplos comentados pois tenho alunos que tem muita duvida da maneira negando como eu gosto hehe.

se isso é resolvido no decorrer do curso não sei dizer, pois não realizei o curso, sou monitor de algortimos na minha facul. mas deve ser sim : ). Se não for você ia acabar descobrindo sozinho algum modo de acordo com o que vai aprendendo.

Entendi, como nas aulas eu estava apenas lidando com "if" e "switch", não considerei outras opções, acabei supondo que a solução estaria diretamente relacionada a elas. Muito obrigado pela alternativa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software