Como eu evito(ou de erro) quando o usuário digitar um número negativo
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como eu evito(ou de erro) quando o usuário digitar um número negativo
Você pode usar um if e informando se o valor da variável for menor que zero não faz nada...
ex: Se o usuário informar um valor abaixo de zero será exibido uma mensagem dizendo que o valor é menor que zero, mas se o usuário informar um valor acima ou igual a zero o valor informado é exibido na tela.
<script>
var numero = parseInt(prompt("Digite um valor"));
if(numero < 0) {
alert("O valor informado é menor que zero");
}else {
document.write(numero);
}
</script>Uma outra alternativa é você usar a função Math.abs(numero) que converte o valor negativo em positivo.
<meta charset="UTF-8">
<script>
let idadeIndividuo1 = prompt("Digite a idade do primeiro indivíduo:"),
idadeIndividuo2 = prompt("Digite a idade do segundo indivíduo:"),
diferencaIdade = idadeIndividuo1 - idadeIndividuo2;
function pulaLinha(){
document.write("<br>");
}
function titulo(){
document.write("CALCULADORA DE DIFERENÇA DE IDADE ");
pulaLinha();
}
function diferenca(){
document.write("A diferença é de " + Math.abs(diferencaIdade) + " anos.");
}
titulo();
diferenca();
</script>
Oi Felipe considerando que ninguém tem uma idade negativa o correto seria indicar visualmente para o usuário que ele entrou com um dado inválido, existem muitas maneiras de se fazer essa checagem e esse retorno para o usuário o mais comum é quando vemos um campo do formulário que muda de cor lá onde o dado tá inválido, esse tipo de técnica é feito com Javascript tmb, inclusive é ensinado no Curso de Javascript da Alura. Mas por hora vamos fazer o seguinte você vai pedir o dado do usuário e enquanto esse dado não for válido ou seja enquanto ele for negativo você vai continuar pedindo esse valor informando primeiramente que o dado não pode ser negativo, consegue implementar essa lógica aí, tenta. Não acho uma boa ideia nesse caso utilizar a função Math.abs(x), porque se trata de um erro e deve ser tratado. Já no caso dele digitar uma idade menor e depois uma maior aí sim seria interessante utilizar a função que tornará o número positivo.