Posso ter um número de máquinas o mais proximo do que o cliente pretende, isso deu pra entender. Mas eu poderia deixar um determinado número de máquinas livres, além do solicitado somente para atendimento imediato se necessário?
Posso ter um número de máquinas o mais proximo do que o cliente pretende, isso deu pra entender. Mas eu poderia deixar um determinado número de máquinas livres, além do solicitado somente para atendimento imediato se necessário?
Oi Denise, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar.
Sim, é possível deixar um determinado número de máquinas livres além do solicitado para atendimento imediato, caso seja necessário. Isso pode ser útil para garantir uma reserva de endereços IP para situações emergenciais ou futuras expansões.
Por exemplo, se o cliente solicitar 100 endereços IP, você pode alocar 110 endereços, deixando 10 endereços livres para atendimento imediato. Dessa forma, se houver a necessidade de adicionar mais máquinas à rede, você já terá endereços disponíveis sem precisar reconfigurar toda a infraestrutura.
No contexto específico do seu curso de Redes, é importante considerar a quantidade de endereços IP disponíveis em cada classe (A, B e C) e a eficiência na alocação desses IPs. Como você mencionou, a divisão de classes pode resultar em desperdício de endereços IP.
É fundamental planejar e otimizar a alocação de endereços IP para evitar o esgotamento prematuro dos IPs disponíveis. Nesse sentido, é importante considerar a fragmentação das quantidades de endereços para refletir a quantidade real necessária para cada cliente.
No exemplo que você trouxe, com a alocação de 300 endereços IP para os funcionários do setor de Vendas, foi necessário utilizar uma máscara de rede que permitisse a entrega desses IPs. A máscara de rede resultante foi 255.255.254.0
, que permite um máximo de 510 endereços IP.
Portanto, nesse caso, você poderia alocar os 300 endereços IP solicitados pelo cliente e deixar os 210 endereços restantes livres para atendimento imediato ou futuras expansões.
Ah esse curso foi desativado e recebeu uma atualização, você pode conferir aqui:
Um abraço e bons estudos.