Olá Ricardo, tudo bem?
Entendo sua preocupação em relação aos bancos e suas transações eletrônicas. De fato podem gerar imprecisões em cálculos que envolvam muitas casas decimais, o que pode ser um problema em transações financeiras que exigem uma alta precisão. Para minimizar esse risco, muitos bancos adotam técnicas como por exemplo a do algoritmo de soma de Konan que é projetado para minimizar esse erro, adicionando uma correção para o erro de arredondamento a cada etapa da soma, ou o de Toom-Cook que é um algoritmo particularmente útil em aplicações financeiras.
Quanto à sua preocupação sobre os bancos ficarem mais ricos de forma passiva, é importante lembrar que os bancos são empresas e como tal, buscam lucro. No entanto, eles também estão sujeitos a regulamentações governamentais rigorosas que visam garantir a segurança e a transparência nas transações financeiras.
Além disso, muitos bancos possuem políticas internas de gerenciamento de riscos e compliance(proporcionar segurança e minimizar riscos, garantindo o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidas interna e externamente.) que visam proteger seus clientes e suas próprias operações.
Espero ter ajudado! Qualquer dúvida que tiver, estou à disposição para ajudá-lo.
Sucesso
Um grande abraço e até mais!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!