3
respostas

numero de pessoas em uma daily scrum?

numero de pessoas em uma daily scrum?

3 respostas

Oi, Alinne. São todas as pessoas do Scrum Team (que deveria ser de 3 a 9 pessoas, no guia 2017 - e agora menos ou igual a 10 pessoas no Guia 2020, e no time já conta com o PO e o SM), menos o Scrum Master, que é o único do time que não é obrigado a participar.

Mas por exemplo, se o time achar q deve chamar outras pessoas pq elas impactam na entrega (os stakeholders), elas podem participar também. Exemplo, o time tá desenvolvendo um produto e este incide muitas taxas (impostos), e precisa que o especialista financeiro de Tax que fica na área Financeira participe, pois ele tem atividades para a entrega do produto, como informar as porcentagens, ou como eles devem ser aplicados e etc, ai o pessoal pede para que essa pessoa participe, pois ela tem entregas para q o produto funcione corretamente, mesmo não sendo parte do time SCRUM.

(na empresa q trabalho por exemplo, a gente sempre precisa do pessoal de TAX, pois quando chega essa parte, eles sempre falam que tá errado, a gente pensa em algo simples e rápido, ai quando o PO vai falar com eles, ou o time vai conversar sobre esses detalhes, o financeiro fala que não podemos aplicar o imposto daquele jeito, pq ai cai na contabilidade do jeito X e deve ser do jeito Y, e ai não dá pra ser só um item financeiro, que tem que ser X itens financeiros e etc, ai eles participam da Daily para falar da parte deles e muitas vezes tb é necessária uma negociação com eles e determinar um MVP pra gente conseguir finalizar a sprint e ai em uma próxima sprint entregar a complexidade que eles precisam).

Todos membros do time devem participar. Dependendo da demanda, um desenvolvedor pode não participar um dia ou outro. O Scrum Master sempre precisa estar presente e o Product Owner é facultativo.

Alguns cuidados com a resposta da Amanda:

Primeiro: o Scrum Master é obrigado a participar da Daily, pois é ele quem vai identificar os impedimentos relatados na reunião e trabalhar neles posteriormente. Quem não é obrigado a participar é o Product Owner, mas pode participar se quiser.

Segundo: os especialistas, que não estão na equipe Scrum não devem participar da Daily. A reunião tem como foco responder três perguntas ("o que fiz?", "o que farei?" e "quais dificuldades tive?"). A participação de terceiros pode ser deixado para outras reuniões ou o processo de Grooming do Backlog.

Espero ter ajudado. Abraços;

Olá Alinne!

É importante e necessário que todas as pessoas do time estejam presentes na Daily Scrum, por isso a escolha do horário é crucial para que todos possam participar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software