1
resposta

Número de imagens diferentes dos exibidos nas aulas

Olá, estou realizando o curso agora no começo de 2024 e pude notar que algumas coisas diferentes no meu projeto e no projeto da instrutora como por exemplo o número de imagens carregadas do dataset no treino e no teste, no treino era para ser 60000 porém quando treino so aparecem 1875 e no teste são 10000 porém no meu só são carregadas 313. Fui até o github para ter acesso ao notebook da professora, rodei o código dela e tive o mesmo resultado do meu ! 1875 no treino e 313 no teste

1 resposta

Oii Mateus, como vai?

Testando o projeto aqui, recebi o mesmo retorno que o curso ao testar imagens_treino.shape e imagens_teste.shape, que indicam 60.000 imagens de treino e 10.000 imagens de teste.

O que está acontecendo de diferente é em que alguns outputs (como a conferência de perda e acurácia), o que está sendo mostrado atualmente são os batches, e não a quantidade total de imagens, como foi no momento em que o curso foi gravado. No Keras, quando você treina um modelo, os dados são divididos em "lotes" para serem processados de forma mais eficiente. O Keras usa um padrão de tamanho de lote de 32.

Para ficar mais claro: temos 60000 imagens e estamos usando o tamanho de lote padrão de 32, então você terá 1875 lotes (porque 60000/32 é 1875). O mesmo acontece com as imagens de teste.

Espero ter ajudado, Mateus! Obrigada por compartilhar sua observação conosco :)

Abração.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software