Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Número de colunas para executar o PROCV

Criei um procv para procurar um valor em uma tabela que possuía 11 colunas. Todas essas colunas possuíam informações distintas umas das outras. No entanto, o retorno da pesquisa era sempre N/D. Quando excluí algumas colunas que eu sabia que não seriam necessárias na pesquisa, obtive sucesso, ou seja, o excel localizou o valor procurado e retornou o resultado correto. Minha questão é se existe um número máximo de colunas para criar um PROCV

3 respostas
solução!

Olá Ednei, tudo bem?

Existe limite de colunas e algumas exigências para que o PROCV funcione perfeitamente. Dependendo de alguns casos, ele não será a melhor escolha para sua planilha.

Caso quiséssemos procurar um valor na coluna E para retornar um valor da coluna A apresentaria erro, pois a função PROCV procura informações na primeira coluna do intervalo selecionado e retorna informações à sua direita.

A melhor opção, tanto para performance quanto para evitar possíveis erros, seria utilizar as funções ÍNDICE() e CORRESP().

Você aprenderá como utilizar essas funções na aula 3 do curso de Excel III https://cursos.alura.com.br/course/excel-3.

Espero ter ajudado. Bons estudos e sucesso!

Você tem que ver se você contou o número de colunas corretamente. Você pode ter extrapolado a quantidade de colunas definida no terceiro parâmetro de PROCV().

E, por garantia, coloque valor 0 (ou FALSO) para procurar pelo termo exato no quarto parâmetro.

Já fiz PROCV() com 20 colunas e funciona normalmente.

A título de curiosidade, fiz um teste simples com uma tabela de 16384 colunas (a quantidade máxima que o Excel permite!) e só dá erro na última coluna. Isto é, se você referenciar no terceiro parâmetro até a 16383ª coluna, funciona sem problemas. Quando coloquei para retornar o valor da última coluna, aí sim dá erro.

Porém o erro que dá no teste anterior é de #REF. Como você falou que o erro que você retornou foi #N/D, só prova que o problema foi o que eu mencionei antes (você informou uma coluna maior que a quantidade de colunas de seu parâmetro em PROCV().

Oi Ednei, tudo bem?

Como seu problema foi solucionado, estou fechando o tópico, ok?

Qualquer coisa não hesite em abrir outro :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software