1
resposta

Número de alterações divergente git

Olá, estou seguindo o livro Git da Casa do Código. Lá o primeiro exercício consiste em criar um arquivo txt num repositório chamado citações. Dentro do arquivo é colocado 2 citações iniciais, rastreadas e comitadas. Depois é feita somente uma alteração que é a inserção de mais uma citação que é comitada. A questão é que no código do livro quando se vai conferir as alterações elas apresentam essa informação:

[master 7878787] Inserindo nova citacao
1 file changed, 1 insertion(+)

No meu código as alterações são apresentadas assim:

[master a45ba17] Inserindo nova citacao
 1 file changed, 2 insertions(+), 1 deletion(-)

É como se eu tivesse deletado a segunda citação. Depois redigitado a segunda citação e inserido a nova citação. Mas na verdade eu não deletei nada apenas inseri a nova citação. Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo ? Isso é normal?

1 resposta

Olá, Alexsandra! Tudo certo?

Desculpe a demora em te dar um retorno.

Ao deletar ou inserir qualquer item ou informação em um documento, o Git irá rastrear e registrar o que ocorreu, como na mensagem

[master a45ba17] Inserindo nova citacao
1 file changed, 2 insertions(+), 1 deletion(-)

onde é dito que houve duas inserções e uma deleção no arquivo.

No exercício do livro Controlando versões com Git e GitHub, a deleção não era para ser apresentada, contudo, essa informação sobre deleção pode acontecer até mesmo por deletarmos uma linha em branco (invisível), por exemplo. Ou seja, não é algo para se preocupar, mas sim, ter a certeza de que o sistema de rastreamento do git é poderoso o suficiente para rastrear mudanças desde adições à exclusões. E, inclusive, em linhas vazias por espaçamentos.

Além disso, gostaria de te recomendar o fórum da editora Casa do Código. Nele, é possível debater sobre dúvidas, sugestões e comentários para cada livro em específico. Inclusive, outra coisa interessante do fórum, é que os autores dos livros estão nas discussões dos livros! Ou seja, há uma participação maior deles por lá. Vou deixar o link abaixo para que você possa enriquecer seu conhecimento ainda mais a respeito da sua leitura:

Espero ter ajudado. Se a dúvida permanecer ou outra surgir, estou disponível para te ajudar.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software