4
respostas

NullPointerException continua no notifyDataSetChanged() com Mockito

Boa tarde pessoal.

Realizei o teste do adapter conforme aula utilizando Mockito e funcionou quando meu adapter e o teste está escrito em Java. Porém, implementei meu adapter e o teste utilizando kotlin e o NullPointerException sempre ocorre. Para utilizar Kotlin, existe alguma peculiaridade?

4 respostas

Ah, verificando mais detalhes do erro, vi que o problema estava no método do meu adapter "updateList" que chama o notifyDataSetChanged. Neste caso, não pode ser um método final, que é o padrão no kotlin. Mudei para open e funcionou. Essa é a melhor solução em kotlin?

Fala Allyson, tudo bem ?

O Mockito para o kotlin sofre sim algumas mudanças, inclusive a galera até usa outras libs especificas para o kotlin justamente para evitar esse tipo de abordagem, que é bizarra.

Hum, deve ser por isso que o pessoal usa bastante o mokK agora ne? Usei em alguns projetos. Seria muito interessante se a Alura criasse algum modulo do curso focado em testes com Kotlin e de testes com coroutines.

exatamente, quando não usam essa, usam uma outra versão que é um fork do projeto que um cara arrumou os problemas no kotlin

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software