Eu já olhei meu projeto duas vezes, e não consigo solucionar essa Exception
Código de teste:
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu já olhei meu projeto duas vezes, e não consigo solucionar essa Exception
Código de teste:
Está dando NullPointerException porque a entrada que você passou para o método .validar() é um mock não configurado corretamente. Para evitar isso, você deve passar uma instância real e válida da entrada esperada pelo método. Os mocks devem ser usados para substituir dependências ou componentes do sistema, não para os dados de entrada que o método está processando diretamente. Isso garante que o método esteja validando e processando dados reais, evitando esses erros inesperados.
Remova o @Mock do SolicitacaoAdocaoDTO e instancie ele de verdade.
Quando estava aprendendo testes quebrei a cabeça com isso, eu saía mockando tudo kkkkk Custei pra entender isso, espero que essa dica tenha te ajudado. Os meus projetos no GitHub têm testes de unidade, integração e e2e, caso queira bisolhar para entender melhor.
Oi!
Faltou você adicionar a anotação @ExtendWith(MockitoExtension.class) na classe, pois sem ela o Mockito não vai realizar as injeções dos mocks.
Bons estudos!
Vish, passei vergonha kkk O professor tem razão. Acabei passando o olho só na Exception lançada e não olhei direito a finalidade do teste