1
resposta

nslookup

Eu entendi que o nslookup serve para "Verificar traduções de nomes de domínios e endereços IP e isolar problemas entre as duas partes", mas não entendi bem. Como identificar os problemas. Que problemas seriam esses. Quando esse comando seria útil de verdade? Cada um daqueles endereços pe o que? Pq o google tem vários e o facebook 2?

1 resposta

Olá Lucas,

Por exemplo, um servidor DNS pode parar de funcionar, podemos usar o nslookup para fazer essa verificação se ele está respondendo. No meu servidor DNS poderia por exemplo digitar:

nslookup 127.0.0.1 [endereço IP do meu servidor DNS]

Se não tiver resposta, o problema estaria no servidor DNS que parou de funcionar e não está mais realizando as traduções entre os nomes e endereços IP. Posso por exemplo, estar também com problemas de envio de email, será que existe o registro de email que os meus usuários estão enviando? Posso digitar por exemplo:

nslookup [ENTER]
set type=mx [ENTER]
[ip ou dns]

E assim ver os registros de email que aparecem. Será que o nome está correto? Ou será que é um problema com os IPs e os roteamentos? Com o nslookup podemos ter algumas respostas.

Consegui ajudar?

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software