2
respostas

Novos usuários tem um número maior que o total de usuários

Estou fazendo o curso de relatório do google analytics e resolvi estudar com um site real que tenho acesso. Me deparei que o total de usuários é menor que os novos usuários. Alguém sabe me dizer se isso é de fato possível? Ou se pode existir algum problema de configuração???

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Roberto!

Entendo sua confusão, pois à primeira vista parece estranho que o número de novos usuários seja maior que o total de usuários. No entanto, isso pode ocorrer e é devido à forma como o Google Analytics 4 (GA4) conta os usuários.

No GA4, um usuário é contado cada vez que visita o site a partir de um novo dispositivo ou navegador, limpa os cookies ou usa a navegação anônima. Portanto, uma única pessoa pode ser contada como um novo usuário mais de uma vez. Por exemplo, se alguém visita seu site a partir de um computador e depois a partir de um celular, essa pessoa será contada como dois novos usuários.

Já o total de usuários é uma contagem de usuários únicos durante o período selecionado, independentemente de quantas vezes eles visitaram ou de quantos dispositivos diferentes eles usaram.

Portanto, é possível que o número de novos usuários seja maior que o total de usuários, especialmente se você tiver visitantes que acessam seu site a partir de vários dispositivos ou que limpam seus cookies regularmente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Engraçado, entendi que era o contrário! Que antes do GA4, esses usuários eram contados como pessoas diferentes dada o dispositivo que utiliza. Mas pelo que você está falando, isso ocorre a partir da entrada do GA4, certo ?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software