Ontem terminei meu curso de Lógica de Programação I e resolvi por em prática o que aprendi neste módulo. Fiz o Jogo abaixo, onde consiste do jogador tentar adivinhar o número gerado pelo sistema entre 1 e 100 em "n" tentativas (7 no caso do meu programa). Caso o jogador erre, aparece a mensagem informando seu erro e se o número pensado é > ou < que o chute, se o número de tentativas acabar e ele não acertar, o programa informa que as tentativas acabaram e mostra o número pensado. Caso o jogador acerte, o programa mostra uma mensagem parabenizando e confirmando o valor pensado. Sei que o programa pode ser mais enxuto, dicas são muito bem vindas, estou aqui para aprender e melhorar. Mas a sensação de imaginar uma coisa, idealizar, por em prática e ela funcionar como você pensou é ótima. Isso me motiva a continuar o curso mais empenhada ainda.
<meta charset="UTF-8">
<input/>
<button>Verifique seu chute</button>
<script>
alert("Adivinhe o número que estou pensando entre 1 e 100, você tem 7 tentativas");
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 100);
var maximoTentativas = 7;
var numeroErros = 0;
var chute = document.querySelector("input");
chute.focus();
function verifica() {
if(numeroErros == maximoTentativas) {
alert(" Suas tentativas acabaram!!! O número que pensei era " + numeroPensado);
return;
}
if(numeroPensado == chute.value) {
alert(" Parabéns, você acertou! O número que pensei é " + numeroPensado);
alert(" FIM!!! ");
} else{
if(numeroPensado < chute.value) {
alert(" Você errou! O número que pensei é menor que o seu chute! ");
numeroErros++;
chute.value = "";
chute.focus();
} else {
alert(" Você errou! O número que pensei é maior que o seu chute! ");
numeroErros++;
chute.value = "";
chute.focus();
}
}
}
var button = document.querySelector("button");
button.onclick = verifica;
</script>