Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Novo Aluno da Alura, por qual caminho trilhar??

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos!!!

Me chamo Anderson Froes, e estou muito empolgado em ter coragem de começar meu curso na área de tecnologia da informação, um sonho que tenho a mais de 20 anos, porém como tive oportunidades na área financeira logo no inicio da minha carreira profissional, venho até hoje seguindo nessa área.

Mas com a situação que estamos passando, e infelizmente após eu fechar meu comercio (eu tinha um restaurante e bar) , me vi com a oportunidade de começar a trilhar esse caminho, hoje faço uma faculdade de Gestão Financeira (EAD) também.

Enfim, depois de muito pesquisar aqui no site da Alura, comecei o Curso de Programação, e dentre as formações dei inicio primeiramente ao Iniciante em Programação, e gostaria de dicas para onde poder seguir depois, qual dos outros cursos dentre esse formação eu dou seguimento!!!

No mais agradeço a todos e desejo um sucesso na vida profissional!!!

Atenciosamente Anderson Froes Gestor Financeiro e Futuro Programador!!

2 respostas
solução!

Bom dia Anderson, como está?

Lamento ter fechado seu negócio, mas se te serve de incentivo, as vezes uma perda é uma oportunidade de crescimento disfarçada.

Bom, sobre sua dúvida acredito que vai depender muito do seu objetivo, dá pra separar a carreira em programação em 3 principais vertentes:

Programador backend: Responsável pele sistema do lado do servidor como a lógica de programação, acesso a banco de dados e consumo de outros serviços como API's, traduz as regras de negócio para linguagem de programação que geralmente são Java, C#, PHP, Kotlin, Node, etc.

Programador frontend: Responsável por desenvolver a parte de contato com o usuário do sistema, as telas bonitas e bem feitas dos sites, interfaces, menus e imagens são feitas por esses profissionais, também possuem código de lógica e são responsáveis por consumir o serviço no backend. As linguagens mais usadas são Javascript e seus frameworks (Angular, Typescript), PHP (Também pode ser usado no front), HTML, CSS (Essas duas ultimas não são linguagens de programação), entre outros.

Também existe o programador Fullstack que é uma mistura dos dois listados acima, e outro que acho que deve se encaixar bem no seu conhecimento em finanças:

Dev voltado a analise de dados, Business Intelligence e BigData, pra esses as linguagens mais utilizadas são Python, Ruby, MatLab que apesar de não ser uma linguagem também faz parte, entre outras.

Tem muita coisa pra aprender, da uma pesquisada em outros fóruns e traça um objetivo principal pra você saber por onde começar.

Boa sorte man, precisando só perguntar o/

Muito obrigado Welton, já deu uma esclarecida boa mesmo com essas informações, e grato também pela mensagem a respeito do meu empreendimento que tive que fechar, gostei bem da ideia do programador Fullstack e do que já envolve também um pouco da área que já tenho um pouco de conhecimento, que é o de finanças.!!!

Muito agradecido!!!