11
respostas

Novamente, erro no SQLITE

Infelizmente, não consigo continuar o curso, pois, não estou conseguindo instalar o sqlite3, segue o erro:

npm WARN casadocodigo@1.0.0 No repository field.
npm WARN optional SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: fsevents@1.2.9 (node_modules\fsevents):
npm WARN notsup SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: Unsupported platform for fsevents@1.2.9: wanted {"os":"darwin","arch":"any"} (current: {"os":"win32","arch":"x64"})

npm ERR! code ELIFECYCLE
npm ERR! errno 1
npm ERR! sqlite3@4.0.2 install: `node-pre-gyp install --fallback-to-build`
npm ERR! Exit status 1
npm ERR!
npm ERR! Failed at the sqlite3@4.0.2 install script.
npm ERR! This is probably not a problem with npm. There is likely additional logging output above.

Já tentei limpar o cache, tentei instalar o node-pre-gyp, deletar o node-modules e instalar novamente, instalar globalmente, outras versões, enfim, várias soluções daqui e do github, porém, não estou conseguindo prosseguir. Poderiam por favor dar uma luz?

11 respostas

Fala ai André, tudo bem? Bem estranho, parece que alguma lib que só funciona no mac está tentando ser instalada.

Tente remover os arquivos lock, no caso: package-lock.json e yarn.lock (se existirem).

Feito isso, tente remover toda a pasta do node_modules.

Depois tente realizar a instalação das dependências novamente:

npm i

Caso tudo dê certo até esse ponto, tente instalar novamente o sqlite3.

npm i sqlite3

Caso não resolva os problemas, vamos nos falando.

Espero ter ajudado.

Boa tarde, André! Como vai?

Remova a pasta node_modules e o arquivo package-lock.json. Execute o comando npm install dentro da pasta do projeto e tente executar. Se o problema persistir comenta aqui que eu continuo a te ajudar!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Bom dia senhores, Tentei as soluções, e infelizmente o problema persiste.

Estou colocando o log completo no pastebin, link a seguir: https://pastebin.com/t2EdGY5J

Além disso, segue meu package.json:

{
  "name": "casadocodigo",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Livraria Casa do Codigo",
  "main": "server.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1",
    "start": "nodemon server.js --ignore *.marko.js"
  },
  "author": "Gabriel Leite",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "4.16.3",
    "gcc": "^1.0.2",
    "marko": "4.13.4-1",
    "node-gyp": "^6.0.0",
    "node-pre-gyp": "^0.13.0"
  },
  "devDependencies": {
    "nodemon": "1.18.4"
  }
}

Tente forçar a instalação com -f André:

npm i -f

Espero ter ajudado.

Opa, André!

Faz o seguinte: remova a pasta node_modules e o arquivo package-lock.json ( caso exista ), abra o arquivo package.json e remova as linhas referentes ao sqlite3, gcc, node-gyp e node-pre-gyp. Em seguida, execute o comando npm install sqlite3 --save dentro da pasta do projeto.

Obs.: Não tente instalar nenhuma dependência que não foi mostrada durante o curso.

Se o problema persistir, dá um aviso aqui que eu continuo tentando te ajudar e também mande o novo conteúdo do arquivo package.json!

Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Olá. Gabriel, sobre sua OBS, eu tentei apenas instalar outras dependências quando não consegui achar a solução do problema aqui no fórum, my bad.

Mesmo seguindo seus passos, não consegui instalar o sqlite3. Segue o package,json:

{
  "name": "casadocodigo",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Livraria Casa do Codigo",
  "main": "server.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1",
    "start": "nodemon server.js --ignore *.marko.js"
  },
  "author": "Gabriel Leite",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "4.16.3",
    "marko": "4.13.4-1"
  },
  "devDependencies": {
    "nodemon": "1.18.4"
  }
}

Até consegui instalar o sqlite usando o -f, mas instalou a versão 4.7, com alguns erros na instalação forçada e não rodou o projeto quando tentei dar um npm start, dessa maneira retirei o sqlite e estou no aguardo de novas instruções =)

Obrigado.

Consegue compartilhar o projeto André? Ai a gente dá uma olhada com calma mais calma em nossas máquinas.

Fica mais fácil simular e entender o problema.

Pode compartilhar via Github ou Google Drive (zipado).

Fico no aguardo.

Bom dia,

Segue o link do repositório: https://github.com/MrASousa/Alura-Node

Eu clonei o seu repositório e rodei o npm install. Ao tentar executar, apareceu o erro.

Error: Cannot find module 'sqlite3'

Fiz a instalação do pacote desta forma:

npm install sqlite3

E a instalação ocorreu com sucesso. Apareceu o seguinte:

> sqlite3@4.1.0 install C:\bins\NODE\Alura-Node\node_modules\sqlite3
> node-pre-gyp install --fallback-to-build

node-pre-gyp WARN Using request for node-pre-gyp https download
[sqlite3] Success: "C:\bins\NODE\Alura-Node\node_modules\sqlite3\lib\binding\node-v64-win32-x64\node_sqlite3.node" is installed via remote
npm WARN casadocodigo@1.0.0 No repository field.
npm WARN optional SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: fsevents@1.2.9 (node_modules\fsevents):
npm WARN notsup SKIPPING OPTIONAL DEPENDENCY: Unsupported platform for fsevents@1.2.9: wanted {"os":"darwin","arch":"any"} (current: {"os":"win32","arch":"x64"})

+ sqlite3@4.1.0
added 92 packages from 89 contributors and audited 2623 packages in 18.77s
found 0 vulnerabilities

Talvez seja algo relacionado a versão do Node.

Meu Node é o v10.16.3, sistema operacional Windows 10 Pro (64 bits)

Bom dia Daniel, estou utilizando a versão do Node solicitada no curso, creio que não deveria ser isso. Quanto a sua abordagem, já tentei realizar ela, porém, continuo com o mesmo erro.

Fala ai André, tudo bem? Assim como o Daniel, eu clonei o repositório e tentei realizar o start, porém, deu erro referente a biblioteca sqlite3.

Fiz a instalação da mesma sem problema algum:

npm i sqlite3

Após isso o projeto subiu corretamente.

Acho que pode ser a versão do Node ou npm:

  • Node: 10.16.0
  • Npm: 6.13.0

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software