1
resposta

NotifyListeners não atualiza

Tirei o setState e adicionei o notifyListeners, não está atualizando, estou testando com web, tem diferença?

https://github.com/giseletoledo/alura_flutter_client_control/blob/main/lib/models/clients.dart

https://github.com/giseletoledo/alura_flutter_client_control/blob/main/lib/pages/clients_page.dart

1 resposta

Olá, Gisele!

Obrigado por compartilhar sua dúvida conosco. Entendo que você está enfrentando um problema ao utilizar o notifyListeners no lugar do setState em seu código Flutter.

Ao analisar os links que você compartilhou, percebi que você está utilizando o Provider para gerenciar o estado da sua aplicação. O notifyListeners é responsável por notificar os ouvintes registrados no Provider sobre as mudanças ocorridas no estado.

No entanto, é importante lembrar que o notifyListeners só funciona corretamente quando utilizado dentro de uma classe que estende ChangeNotifier. Verifique se a classe em que você está utilizando o notifyListeners está realmente estendendo ChangeNotifier.

Além disso, é válido mencionar que o notifyListeners só irá atualizar os widgets que estão ouvindo as mudanças do estado através do Provider. Portanto, certifique-se de que os widgets que dependem desse estado estão sendo reconstruídos corretamente.

Quanto à sua pergunta sobre diferenças ao testar com web, é importante mencionar que o Provider funciona de maneira consistente em diferentes plataformas, incluindo web. Portanto, não deve haver diferenças significativas no comportamento do notifyListeners ao testar sua aplicação Flutter na web.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas! Se você precisar de mais ajuda, fique à vontade para perguntar. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software