7
respostas

Notas de rodapé e páginas mestras

Para fazer um livro com muitas páginas, sendo vários artigos, onde cada um possui suas notas de rodapé, quando vc insere o texto do doc, ele vem com as notas de rodapé separadas do texto e sua respectiva numeração em suas páginas, mantendo essa formatação ou precisa ser feita separadamente? E para cada artigo, onde terá sua paginação definida de tanto a tanto, é necessário fazer uma página mestra para cada bloco, não é mesmo? Parabéns pelo curso. Obrigada.

7 respostas

Olá, Patrícia

Tudo bem?

A maneira como as notas de rodapé, bem como qualquer texto, vai ser inserida no documento depende de como você preferir trabalhar. Eu, pessoalmente, diagramaria todo corpo de texto e, depois dele pronto, incluíria as notas de rodapé. Prefiro dessa maneira porque assim tenho dois conteúdos separados, que, por serem naturalmente independentes, podem ser ajustados separadamente.

Sobre a Página Principal (a Adobe descontinuou a nomenclatura Página-Mestre), não sei se entendi corretamente a pergunta, mas só há necessidade de criar modelos diferentes caso as configurações sejam diferentes. Se você não mudar margens, colunas, guias, sangria entre outros, não há porquê ter mais de uma Página Principal.

Espero ter ajudado!

Abraços

Bom dia, Felipe. Em relação às notas de rodapé entendi sim. Também fazia desta maneira quando utilizava o Page Maker.

Sobre a página principal, quando digo a necessidade de criar várias, mesmo tendo margens, colunas, guias, sangria entre outros iguais, altera o conteúdo que virá em uma parte do rodapé. Por exemplo: Revista teste, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 5-16, jul./dez. 2022 Revista teste, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 17-35, jul./dez. 2022 Revista teste, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 37-50, jul./dez. 2022 Ou seja, altera-se apenas as páginas tanto a tanto. Aí tem a necessidade de cada um ter sua própria página principal. Não é mesmo? Obrigada.

Essas notas seriam por intervalo de páginas (como uma seção do documento) ou conforme o conteúdo específico da página? Então, por exemplo, entre as páginas 5 e 10 teriam as mesmas notas (como os running heads) e entre as páginas 11 e 20 teriam outras notas (que, por sua vez, seriam as mesmas nessas páginas)? Desta maneira:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Não seria um running head. A revista inteira tem este rodapé, mas cada seção com sua paginação tanto a tanto. Assim cada uma teria sua página principal com esta paginação, que será aplicada naquele bloco.

Beleza. Seria, então, a numeração das páginas que reiniciaria a cada bloco de páginas? Se for isso, não tem necessiade de criar diferentes modelos de Página Principal e eu te mostro como fazer. Se não for, pode postar aqui um print do que é.

Sim. Exatamente isso. Um bloco vai das páginas 1-4, outro das páginas 5-20, outro das páginas 21-40 e assim por diante. Obrigada.

Você vai ter que trabalhar com Sections.

Primeiro, na Página Principal, crie uma caixa de texto onde for entrar o texto e dentro dela insira um caractere especial de marcação de seção:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Dentro dessas caixas vai aparecer apenas o texto Section. Nas páginas de conteúdo nada vai aparecer, porque ainda precisam ser criadas as seções, de fato.

Para isso, acesse o painel Pages páginas do seu documento e crie as seções, como mostro aqui. Repare como, depois delas criadas, o texto se altera automaticamente conforme a nomenclatura da seção em questão.

Espero ter ajudado!

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software