2
respostas

Nomenclaturas

O dono do Produto chamado no curso de "analista de requisitos" seria o Product Manager? e qual seria a diferença entre o PO, Agilista e um Scrum Master? O PO pode ser um Scrum Master, mas não ao contrário? Obrigada!

2 respostas

O dono do produto (Product Owner/PO) é quem atua junto ao time de desenvolvimento, garantindo a qualidade e o valor entregue no projeto. O Product Manager é quem faz o gerenciamento de um produto (não projeto), atuando de forma mais estratégica, mas geralmente engloba as atividades de um PO. O analista de requisito pode ser um Product Owner ou fazer parte da equipe, mas não tem relação alguma com o Product Manager. O Scrum Master realiza a facilitação do trabalho da equipe e garante que os rituais do Scrum estejam sendo seguidos. Já o Product Owner é responsável pelas entregas, por deixar claro e priorizado o que precisa ser feito. Dessa forma os papéis do Scrum não devem ser cumulativos: Scrum Master, Product Owner e Desenvolvedor precisam ser pessoas diferentes.

Dono do Produto = Product Owner = PO

Ser um Analista de Requisitos é uma das principais funções do PO, pois ele deve constantemente obter o feedback e as expectativas dos diversos clientes e extrair deles as necessidades. Transformando essas necessidades em histórias (com épicos e personas) e apresentando para o Time Scrum nas reuniões de planejamento.

Agilista ou Facilitador Ágil, ao meu ver, é qualquer um que representa um dos três pilares: Product Owner; Scrum Master; Tech Lead.

O PO não pode ser um Scrum Master. O Scrum Master não pode ser um PO.

Pois cada papel já possui um número de funções muito grande o que tornaria completamente inviável e principalmente ineficaz a atribuição de dois grandes papéis em apenas uma pessoa.