3
respostas

Nomenclatura ponto flutuante

É uma dúvida boba, mas gostaria de saber se há uma diferença clara entre falar que um número possui ponto flutuante ou que é decimal.

Na faculdade, meu professor sempre se referiu aos decimais como "números com ponto flutuante", mas qual o motivo de não serem simplesmente chamados de decimais? É pelo modo como os compiladores interpretam esse tipo numérico?

Obrigado.

3 respostas

Eu acho que decimal é um caso particular de ponto flutuante, saca? Pq vc pode ter número ponto flutuante em hexa, octa, binário, etc.

Hmm, realmente faz sentido.

O que eu fiquei realmente em dúvida é como o computador faz para interpretar esses números. Fiquei bem interessado em entender o motivo de 0.1 + 0.2 = 0.30000000000000004 em muitas linguagens de programação.

Sei que é uma pergunta difícil, mas fiquei realmente bem em intrigado sobre o assunto.

Boa noite, Paulino! Como vai?

Fiquei bem interessado em entender o motivo de 0.1 + 0.2 = 0.30000000000000004 em muitas linguagens de programação.

Isso ocorre pq o computador converte os valores pra binário que é o sistema numérico usado por baixo dos panos. Nessa conversão acabam ocorrendo essas falhas de precisão. Por isso que em Java não é aconselhado a utilização do double para casos onde a precisão seja extremamente necessária, como em cálculos financeiros e de engenharia.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!