Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Nomenclatura de classes

Boa noite professor,

Não entendi o motivo pelo qual nos arquivos HTML onde está usando a metodologia Get BEM possui 3 (underlines).

Na própria documentação, possui um exemplo: class="form__submit form__submit--disabled"

Enquanto no seu HTML disponível está: class="populares__card___cabecalho"

Foi apenas um erro de digitação?

Aguardo retorno

7 respostas

Fala ai Leonardo, tudo bem? Na verdade isso é um estilo particular meu.

Gosto de separar com três underlines para elementos de terceiro nível.

Isso não existe no BEM, ele vai apenas até dois, ou seja, apenas um filho e não filho de filho.

Espero ter ajudado.

Entendo.

Mas acredito que isso pode atrapalhar quem está começando. Seria bacana colocar um informativo para as pessoas que poderão utilizar esse curso para aprendizado de que isso é uma particularidade sua.

Imagine a pessoa aprender dessa maneira e chegar no mercado de trabalho, em um projeto em equipe e bater pé porque aprendeu dessa maneira e achar que essa é a unica maneira correta ou atrelar isso ao BEM?

Na verdade o curso não é sobre o BEM, em um pequeno trecho durante eu curso eu passo meio por cima, bem simples e explico como funciona.

Nessa explicação eu falo sobre o __ e --, em nenhum momento é falado que o ___ faz parte do BEM e sim que apenas o __ e --.

E também deixei um exercício com um artigo explicando sobre o BEM: https://cursos.alura.com.br/course/css-grid-layout/task/53543

Então não vejo porque alguém iria atrelar isso ao BEM ou muito menos bater o pé que aprendeu BEM em um curso de CSS Grid Layout.

Espero ter ajudado.

De fato o curso não é sobre BEM, mas no momento em que o BEM é inserido e, as pessoas veem você usando ele, elas se baseiam na maneira com que você usa para aplicá-lo. Então por mais que o curso seja sobre CSS Grid Layout, a pessoa acaba se lembrando do BEM, pois fica marcado e, com isso, muitas vezes volta nos códigos para olhar a nomenclatura, a sintaxe. Salvo as exceções de quem realmente olha a documentação da nomenclatura. Se você não quer fazer um informativo, tudo bem, foi só uma dica para melhorar essa questão.

solução!

Fala Leonardo, eu adicionei uma observação no "Para saber mais" referente ao BEM:

https://cursos.alura.com.br/course/css-grid-layout/task/53543

Dá uma olhada lá.

Abraços e bons estudos.

Agora ficou lindo.

Obrigado pela compreensão e desculpa qualquer coisa, só quero o melhor para todos.

Magina Leonardo, todos nós queremos o melhor para todos, eu que agradeço o feedback e fique à vontade para mandar sempre que houver algo.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software