Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Nomenclatura de Atributos de TabelaEmprestimo e TabelaPagamentos.

Sobre a transformação para o Modelo lógico da empresa FlexEmpresta, eu cheguei a um resultado diferente do professor. Pois entendi que nomes iguais de atributos na tabela, gera um problema de interpretação. Como por exemplo feito na TabelaCliente e TabelaColaborador com os seguintes atributos. Nome, CPF, Telefone e endereço.

Quando foi nos solicitado para realizar a Transformação dos dados das outras tabelas como a de emprestimos e pagamentos. Me gerou algumas dúvidas.

Sobre a TabelaEmprestimo e TabelaPagamentos. Ambos tem nomes em comum e na aula esse padrão não se seguiu. Queria entender melhor onde eu errei, para acompanhar melhor a aula. Segue em anexo como está o processo do modelo lógico que construí.

Obrigado desde já :) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Victor, tudo bem?

É realmente importante que os nomes dos atributos sejam claros e distintos para evitar confusões. Quando você tem atributos com nomes iguais em tabelas diferentes, isso pode gerar ambiguidade. Por exemplo, se você tem "NomeCliente" na TabelaClientes e "NomeClienteEmprestimo" na TabelaEmprestimo, isso pode ajudar a diferenciar os contextos.

No caso da TabelaEmprestimo e da TabelaPagamentos, mesmo que os nomes dos atributos sejam semelhantes, seus significados podem variar. Por exemplo, o atributo "Valor" em TabelaEmprestimo refere-se ao valor do empréstimo, enquanto "Valor" em TabelaPagamentos diz respeito ao valor pago.

Então, sua observação é válida! É uma boa prática adicionar um prefixo ou sufixo que indique a tabela ou o contexto específico. Assim, caso queira deixar o seu modelo mais claro, em vez de "Valor" em ambas as tabelas, você poderia optar por "ValorEmprestimo" na TabelaEmprestimo e "ValorPagamento" na TabelaPagamentos.

Obrigada por relevantar esse questionamento no fórum! Continue assim! 🚀

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado pela revisão, Monalisa! Vou seguir dessa forma.