1
resposta

Nomenclatura de Atributos de TabelaEmprestimo e TabelaPagamentos.

Sobre a transformação para o Modelo lógico da empresa FlexEmpresta, eu cheguei a um resultado diferente do professor. Pois entendi que nomes iguais de atributos na tabela, gera um problema de interpretação. Como por exemplo feito na TabelaCliente e TabelaColaborador com os seguintes atributos. Nome, CPF, Telefone e endereço.

Quando foi nos solicitado para realizar a Transformação dos dados das outras tabelas como a de emprestimos e pagamentos. Me gerou algumas dúvidas.

Sobre a TabelaEmprestimo e TabelaPagamentos. Ambos tem nomes em comum e na aula esse padrão não se seguiu. Queria entender melhor onde eu errei, para acompanhar melhor a aula. Segue em anexo como está o processo do modelo lógico que construí.

Obrigado desde já :) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Victor, tudo bem?

É realmente importante que os nomes dos atributos sejam claros e distintos para evitar confusões. Quando você tem atributos com nomes iguais em tabelas diferentes, isso pode gerar ambiguidade. Por exemplo, se você tem "NomeCliente" na TabelaClientes e "NomeClienteEmprestimo" na TabelaEmprestimo, isso pode ajudar a diferenciar os contextos.

No caso da TabelaEmprestimo e da TabelaPagamentos, mesmo que os nomes dos atributos sejam semelhantes, seus significados podem variar. Por exemplo, o atributo "Valor" em TabelaEmprestimo refere-se ao valor do empréstimo, enquanto "Valor" em TabelaPagamentos diz respeito ao valor pago.

Então, sua observação é válida! É uma boa prática adicionar um prefixo ou sufixo que indique a tabela ou o contexto específico. Assim, caso queira deixar o seu modelo mais claro, em vez de "Valor" em ambas as tabelas, você poderia optar por "ValorEmprestimo" na TabelaEmprestimo e "ValorPagamento" na TabelaPagamentos.

Obrigada por relevantar esse questionamento no fórum! Continue assim! 🚀

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado