1
resposta

Nomenclatura de atividades

Boa tarde,

Durante o curso vi que a nomemclatura das ativdades estava sendo usado o verbo no infinitivo. Mas na aula 4 o exemplo ilustrativo de swinlanes e lanes estava com as ativdades na terceira pessoa . Então gostaria de saber se existe alguma boa prática para nomemclatura das ativdades e os outros elementos ou fica a critério de quem está desenhando o modelo ?

1 resposta

Olá, George! Tudo bem?

Existem sim algumas boas práticas para realizar a nomenclatura para atividades, eventos e gateways. Para a nomenclatura das atividades, é uma boa prática sim, e uma recomendação, a utilização de verbos no infinitivo, para dar a ideia de uma ação que deve ser realizada, porém não é uma obrigatoriedade. Em seus modelos, você pode também usar a terceira pessoa, como no exemplo das swinlanes, mas é sempre importante remeter à ideia de uma ação. Outra boa prática importante de se atentar na nomenclatura de atividades e dos outros elementos é a utilização de nomes breves e objetivos, para manter o seu modelo mais limpo e facilitado para interpretação de outras pessoas.

Vou deixar aqui o link de um Guia de Boas Práticas, muito bacana e explicativo que aborda estas boas práticas de nomenclatura e outras informações relevantes para você adaptar aos seus modelos e facilitar a interpretação dos mesmos. Também vale a pena dar uma conferida nas boas práticas listadas no BPMN Quick Guide.

Espero ter ajudado em sua dúvida e qualquer coisa estamos à disposição para auxiliá-lo.

Abraço e ótimos estudos para você! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software