Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Nome do programa

Pessoal, ao executar o comando pstree, não é exibido o nome do programa 'firefox'. No exemplo do professor é listado o nome 'firefox' na saída do comando. Já o gedit aparece normalmente. Alguém já se deparou com algo parecido ?

Abaixo a saída do pstree: (cadê o firefox ?)

    |         |-gnome-terminal--+-bash-+-MainThread-+-Privileged Cont---24*[{Privileged Cont}]
    |         |                 |      |            |-Web Content---19*[{Web Content}]
    |         |                 |      |            |-WebExtensions---23*[{WebExtensions}]
    |         |                 |      |            `-52*[{MainThread}]
    |         |                 |      `-gedit---4*[{gedit}]
    |         |                 |-bash---pstree
    |         |                 `-4*[{gnome-terminal-}]

quando faço o jobs lista o nome do programas (aqui aparece)

[1]- Executando firefox &

[2]+ Executando gedit &

4 respostas

Bom dia,

Hoje ao fazer o mesmo teste, executando o programa firefox e gedit em segundo o plano, o comando pstree exibe o nome dos programas no bash:

pstree
 │         ├─gnome-terminal-─┬─bash─┬─firefox─┬─Privileged Cont───25*[{Privileged Cont}]
        │         │                 │      │         ├─Web Content───19*[{Web Content}]
        │         │                 │      │         ├─Web Content───18*[{Web Content}]
        │         │                 │      │         ├─WebExtensions───23*[{WebExtensions}]
        │         │                 │      │         └─56*[{firefox}]
        │         │                 │      ├─gedit───4*[{gedit}]
        │         │                 │      └─pstree
jobs
[1]-  Executando              firefox &
[2]+  Executando              gedit &

Não sei se teve alguma atualização do linux, mas agora funcionou como esperado, exibindo na saída do pstree os programas que executei a chamada no bash, no caso o firefox e gedit.

Olá, Alex. Tudo bem?

O comando não mostrou o nome do Firefox somente naquela primeira tentativa?

Apesar de a saída do comando não ter mostrado explicitamente o nome do Firefox, ele mostrou os processos e threads relativos à ele: o "Web Content" e "Web Extensions"

Espero que tenha ajudado e, se tiver alguma dúvida, é só dizer!

Oi Vitor, agradeço retorno. O que me confundiu era que eu estava esperando o nome 'firefox' sair no terminal, e quanto a "web content" e "web extensions" fiquei com a impressão que o bash poderia exibir esse termo para um outro navegador também, mas aqui é só uma suspeita... Não entendi o motivo de não ter aparecido o nome antes, mas hoje já está aparecendo. Pode até ter sido o fato de ter aprendido apt-get update nas aulas posteriores, mas não sei se foi isso.

solução!

Entendi.

Outros navegadores devem ter processos e threads parecidos com o do Firefox, mas é possível que seus nomes apareçam de forma diferente.

Quanto a não ter aparecido antes, às vezes acontece. Algum componentezinho do sistema pode ter se comportado de forma diferente e as coisas não acontecem como esperado.

Parabéns pelo progresso! Se tiver qualquer dúvida, estamos aqui pra ajudar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software