7
respostas

Nome de métodos

Apredi em cursos anteriores de java que nome de métodos devem ter seus nomes como verbos no infinitivo. Exemplo: o método getBonificacao deveria se chamar getBonificar???

7 respostas

Boa Tarde, Jairo! Tudo bem?

Na verdade, não existe uma regra para nomear métodos. No entanto, pensamos em verbos porque o mesmo serve para identificar quais serviços ou ações que uma classe oferece, ou seja, esses métodos são responsáveis determinar um comportamento da classe.

Essa prática de nomear também não é muito fácil, pois irá depender da funcionalidade do software que estará trabalhando com o auxílio de especialistas da área.

Outra coisa importante quanto a nomeação de métodos, é quanto a sua expressividade.

Por exemplo:

Ao nomear o método como getBonificacao. Mas bonificação de quê? Das vendas, do salário ou do total, que seria do salário mais as vendas?

Uma boa indicação seria o livro de Orientação a Objetos - Aprenda seus conceitos e suas aplicabilidades de forma efetiva do professor Thiago Leite e Carvalho, no link abaixo:

Orientação a Objetos

Espero ter ajudado. : )

Na realidade a palavra get e a palavra set também são verbos, o get é um verbo no sentido de apanhar um valor.

Já o método set é um verbo no sentido de inferir um valor.

Então o exemplo do método getBonificação poderia ser interpretado como apanhar valor no atributo Bonificação.

Olá Jairo, tudo bom?

Gostaria de indicar a leitura do livro "Clean Code" onde é abordado diversos assuntos relacionados a boa prática no desenvolvimento de software, dentre eles, o problema de nomeação. Tenho certeza que você gostará!

Abraços!!

Tem esse livro "clean code" em português? Além dele, quias outros vocês indicariam?

Fala Bruno! Tudo bem?

Tem em português sim, o nome é "Código limpo".

Sobre livros, depende do seu objetivo e linguagem! Mas é sempre bom procurar se informar antes de efetuar a compra! Se achar algum bacana compartilha com a gente!

Abraços!

Opa Paulo, muito obrigado!

Vou dar uma olhada nesse livro!! Abraços

De nada Bruno!

Jairo, sua dúvida foi resolvida? Nos dê um feedback!

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software