Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Nome de imagens na aplicação

Olá,

aprendemos no curso de Flask a receber imagens e salvá-las com um nome genérico mais o ID (capa 12, capa13 etc)... No entanto aprendemos no curso de ranqueamento que a melhor forma para ser destacado no google é salvando o nome das imagens com uma explicação detalhada do conteúdo da imagem.

Minha pergunta é: em um contexto real vocês realmente fazem aplicações web colocando o nome da imagem desta forma genérica com numero do ID ou vocês utilizam o método para obter um melhor ranqueamento? Se a resposta for pelo ranqueamento, minha pergunta é: como fazer a programação no código para receber esse nome detalhado das imagens, sem ter o ID no nome?

4 respostas

Opa Vinicius, tudo bem? Posso tentar te ajudar nessa?

Você está certo quando ao se preocupar com os nomes das imagens, mas se chegou ao curso de SEO com WordPress, deve ter notado que no WordPress por exemplo, você pode alterar o nome do arquivo, etc.

O que acontece é que o WordPress além de guardar o nome do arquivo em si, também guarda outras coisas como ID, texto alternativo para o alt e até mesmo a legenda.

A ideia de manter o id no nome da imagem é para que você não tenha conflito com os nomes dos arquivos. Usar nomes genéricos também ajuda nisso. Como fazer o contrário?

Neste caso, você precisaria salvar o arquivo exatamente com o nome que ele vem no upload (não sei bem como fazer isso no Flask, mas podemos dar uma olhada) e tratar os casos de conflito de nome exibindo uma mensagem amigável.

Assim você estaria melhorando essa parte de ter nomes interessantes nas imagens, mas não impediria alguém de enviar uma imagem com o nome imagem-qualquer012312390.png, entende?

Não dá para cobrir todos os casos. Acho interessante a ideia de não usar nomes genéricos pra favorecer o SEO, sim, isso é importante, mas mais importante ainda é essa ideia estar bem clara na mente da pessoa que está subindo as imagens.

Deu pra entender?

solução!

Olá Vinicius,

Este exemplo do curso está resolvendo um problema de cache, só pra ficar claro o motivo de ficar colocando o id junto com um nome genérico. Lembre também que a ideia do nosso sistema no curso de Flask é um sistema de pouca abrangência para dar a ideia de como criar uma aplicação web.

A ideia do rankeamento para imagens que você viu no SEO é bem útil para sistemas onde você tem uma forte relação da imagem com a marca ou que o cliente tem necessidade de ver alguma imagem para fazer o negócio.

Alguns exemplos: - Hotéis, Peças de arte - Fotos de eventos, Gráficos com informações - galerias de arte, ilustradores, fotógrafos.

No caso de um e-commerce por exemplo, você não está preocupado com isso. Você pode até dar uma conferida em quem lidera o mercado hoje em dia para ter uma noção (americanas.com, amazon.com). Nesse nicho é mais importante a imagem ser carregada rapidamente quando o site abre e se por acado precisarem mudar a imagem de uma televisão por exemplo, voltamos ao problema de cache (só que em larga escala). Poderia até aprofundar aqui mas acho que ficaria muito longo.

Se notar as imagens destes sites tem algum identificador, seja na imagem ou na url, para tornar possível esta mudança para o cliente o quanto antes.

Só concluindo, cada caso tem uma motivação diferente mesmo. Vários fatores como quantidade de acesso vc tem no site, ou o tipo de negócio da sua empresa podem interferir na forma que usa a tecnologia.

Sua dúvida foi muito pertinente Vinicius! Um grande abraço!

Luan

Opa, pra questões de cache, faz muito sentido sim, pura verdade Luan, não pensei neste caso. Faz sentido pra você Vinicius? Dá um feedback pra gente aqui?

Obrigado pelas respostas pessoal! Realmente faz sentido pensar no que é prioridade e o que não é. Entendi que temos que avaliar caso a caso para decidir a melhor alternativa.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software