12
respostas

nodemon não atualiza mudanças no arquivo app.js

Mesmo após instalação OK, iniciando node como comando nodemon app, com sucesso, o node.js não reconhece alterações feitas no arquivo app.js.

O mais curioso é que não retorna nenhum erro, inclusive printa no console mensagem de que o node foi restartado devido a alterações: [nodemon] restarting due to changes...

Alguém já passou pelo mesmo problema?

12 respostas

Oi Paulo, você tentou parar o nodemon e depois tentar usá-lo novamente? Já cheguei a precisar fazer isso manualmente, mas não muitas vezes.

Oi Wanderson, obrigado pela ajuda. Não, não tentei. Como faço para para o nodemon e depois tentar usá-lo novamente? Não sei como fazer!

Paulo, para parar o nodemon basta dar um Ctrl + C e depois o comando novamente para iniciar

Ah ok. Agora entendi. pensei que fosse alguma comando para desabilitá-lo ou algo assim. Sim, já havia parado e iniciado várias vezes via nodemon, mas o comportamento não se alterou, infelizmente.

Paulo, nada mudou? Que alterações foram feitas no app.js? Não está tendo mensagem de erro no terminal ou no navegador?

Olá Wanderson, Infelizmente não dá nenhuma mensagem de erro no terminal. Abaixo descrevo o passo a passo (pena não ser possível printar as telas :) ):

1. inicio o servidor => nodemon app console:
[nodemon] 1.17.3
[nodemon]  to restart at any time, enter 'rs'
[nodemon]  watching: *.*
[nodemon]  starting 'node app.js'
[nodemon] servidor rodando
  1. disparo a URL no browser (mozila): http://localhost:3000/produtos/

console:

[nodemon] atendendo a requisição...
  1. altero o arquivo app.js e salvo (sublime) console:
[nodemon] restarting due to changes

obs.: alterei o comando console.log para:

console.log("atendendo a requisicao... ok");
  1. disparo novamente a URL no browser (mozila): http://localhost:3000/produtos/

console:

[nodemon] atendendo a requisição...

Ou seja ele deveria retornar no console a mensagem:

[nodemon] atendendo a requisição... ok

Mas não retorna. Retorna a mensagem antiga. Se eu parar o nodemon e reiniciá-lo, aí sim, as alterações são sensibilizadas.

Cola o código do seu app.js aqui pra mim ver isso? Tentar testar aqui... Sim, que versão do nodemon você está usando?

Olá Wanderson, Estou usando as seguintes versões: node v8.9.4 nodemon 1.17.3 (instalado via npm)

Abaixo segue o código do arquivo app.js:

var express = require('express');
var app = express();

app.set('view engine', 'ejs');

app.get('/produtos', function(req,res){
  console.log("atendendo a requisicao... ok");
  res.render("produtos/lista");
});

app.listen(3000, function() {
    console.log("servidor rodando");
});

Muito obrigado!

Oi Paulo, testei aqui e não tive problema algum, usando a mesma versão do nodemon. Só a versão do node que é mais atual v9.9.0

Você pode tentar atualizar o node, mas estou cético que seja isso. Testa pra gente? Que sistema operacional está usando?

Olá Wanderson! Atualizei o Node.js para a última versão disponível (9.11.1). Realmente seu ceticismo estava correto, pois não houve modificação no comportamento do nodemon. Você acha que valeria a pena reinstalar o nodemon?

A propósito, o sistema operacional da máquina que estou utilizando é o Windows 8.1.

Obrigado :)

Sim, acredito que sim, você deve tentar uma reinstalação do nodemon. Caso não resolva ainda, vamos investigar se temos problemas no nodemon rodando no Windows. Me avisa aqui tá bem?

Cara, aqui não estou tendo problemas com o nodemon no windows e nem no osx.

npm 5.8.0

node 9.11.1