Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Node + TypeScript

Eu comecei o curso de MEAN após fazer o curso de Angular2 que utiliza ES6 e TypeScript.

Minha dúvida é se é possível utilizar no Node e caso seja, como fazemos?

Isso ajudaria muito para que possamos saber o que vem em cada objeto e sua documentação, sem precisar ficar indo até o Google.

Por exemplo no request e response, não sei que variáveis e métodos eles possuem, mas se tivesse tipado conseguiria saber.

Obrigado desde já

6 respostas

Oi Vinicius, com certeza Flavio é mais indicado para responder essa do que eu :), mas vou tentar dar pelo menos uma direção...

Para o TypeScript te ajudar nessa, os códigos do node, express etc precisariam estar escritos com typescript, para que ele pudesse saber os tipos, métodos etc.. Pelo que o pai google me mostrou, é possível vc pegar códigos escritos diretamente em javascript e gerar o typescript, para que possa te ajudar...

Eu achei esse post aqui que explica bastante sobre isso => http://brianflove.com/2016/03/29/typescript-express-node-js/

solução!

Alberto respondeu com maestria! Você precisa dos tsd (typescript definition files) que fazem uma ponte do TypeScript com o Node tipando seus artefatos e um pouco de configuração para variar. Há tutorias nesse sentido espalhados na web.

Mas eu sugiro de coração que você use e abuse do TypeScript primeiro com Angular para ganhar mais habilidade nesta linguagem para então justificar o esforço de adicionar mais um build step no seu backend. Mas sua vontade de usar TypeScript com Node é louvável e quem sou eu para dizer que não :)

Com Angular 2 e Ionic2 o TypeScript esta se popularizando cada vez mais.

Blz Vinicius?

Tem alguma previsão ou existe a possibilidade para uma possível remake do curso MEAN com as novas tecnologias ?

Talvez um curso de TypeScript em separado. É algo a ser estudado.

Obrigado Flávio e Alberto,

Eu sou do mundo Java, desenvolvemos aqui na empresa com Java, e o TypeScript ajudaria muito a adoção aqui. Essa parte de descoberta de métodos e documentação é excelente. Sem falar na parte de validação.

Começamos semana passada aqui na empresa uma iniciativa para quebrarmos um monolito gigante que temos em novos serviços e com novas tecnologias.

Então estamos estudando bastante essa parte de SPA, bancos de dados, micro-serviços, REST e segurança, para podermos começar com o que há de melhor e mais produtivo hoje.