2
respostas

Node.js web frameworks

Olá pessoal,

Eu gostaria de saber quais frameworks vocês usam ou apostariam em sua popularidade para estudar dentro do node.js.

Atualmente trabalho com Laravel e estou sentindo falta de um padrão com node.js

2 respostas

Olá Vinicius, tudo bem?

Falar sobre frameworks é um pouco complexo, pois sempre existe a questão de preferência pessoal de como eles funcionam ( se prefere um framework mais opinativo ou outro que de mais flexibilidade).

Hoje é bem comum utilizar o ExpressJS separando a aplicação em um modelo MVC, mas tendo bastante flexibilidade para organizar melhor da sua maneira. Também temos o Nest.js se popularizando cada vez mais entre os usuários do node, entretanto ele é um pouco mais regrado na maneira de organizar sua aplicação.

Acredito que esses 2 serão o que você vai mais ouvir falar, mas também temos o AdonisJS, o KoaJS ( uma alternativa ao ExpressJS, criado pelos próprios desenvolvedores do mesmo)

Recomendaria você dar uma lida ou ver alguns vídeos sobre esses para ver se você consegue encontrar semelhanças ou preferências pessoais :)

Lembrando sempre que o framework utilizado vai depender bastante da aplicação que se tem em mente, as vezes para uma aplicação simples é melhor utilizar um framework mais leve e que contemple tudo que deseja fazer, para outras aplicações podemos querer iniciar um projeto com algo mais robusto.

Vou deixar aqui o link da documentação deles:

Abraços e Bons Estudos!

Pelas documentações me parece que o AdonisJs e o Nest são bem interessantes.

Muito obrigado pelo help!

Bora estudar :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software