Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

No topico: Cobrir a organização de ponta a ponta, de qual Governança está se falando?

No início fala que o Cobit integra a Governança Corporativa de TI com a Governança Corporativa da Organização. Depois o professor traz alguns conceitos e definições de Governança, mas de qual Governança está falando, genérica? Não entendi direito.

2 respostas

Oi Ester,

Sinto muito se lhe causei confusão. Vou tentar elucidar o caso, tudo bem?

Governança Corporativa é o trabalho de um board. O board é a reunião dos diretores de uma empresa, conselheiros e até mesmo um eventual presidente.

Cada diretor tem sua equipe e faz sua parte para governança. O Diretor Financeiro (ou CFO - Chief Financial Officer) vai cuidar da governança da perspectiva financeira. O CIO, da perspectiva de TI.

Neste sentido, COBIT é um modelo para governança corporativa de TI, que visa integrar TI com a governança corporativa.

O que causa muita confusão é o fato de que COBIT tenta ser um framework de "negócios". Ser um framework maior do que a governança de TI. Mas, para além de suas ambições, temos a realidade: ele é limitado por processos e práticas voltadas para TI.

Se você trabalhar em uma empresa provedora de serviços tecnológicos, então ele pode ser empregado como modelo para governança como um todo - mas esta não é a realidade de todas as empresas.

Abraços,

FA

Oi Ester, tudo bem?

A sua dúvida foi esclarecida? Lembre-se de marcar a resposta do instrutor como solução.

Se tiver outras dúvidas, compartilhe conosco para tentarmos ajudar :)

Obrigada e bons estudos.