Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

No such file or directory @ rb_sysopen - dicionario.txt (Errno::ENOENT) na linha 3 da função. O arquivo está gerado e na mesma pasta dos arquivos .rb

def escolhe_palavra_secreta
  avisa_escolhendo_palavra
  texto = File.read("dicionario.txt")
  todas_as_palavras = texto.split "\n"
  numero_escolhido = rand(todas_as_palavras.size)
  palavra_secreta = todas_as_palavras[numero_escolhido]
  avisa_palavra_escolhida palavra_secreta
end
11 respostas

Ola Thiago, poderia tirar um print com a estrutura de pasta ? Se os arquivos .rb e .txt estão na mesma pasta, era para funcionar sem problemas.

Posso sim. Como posso te enviar a imagem?

Sobre a imagem em algum hospedador de arquivos, por exemplo: https://cloudinary.com.

Assim eu subir ela, pegue o link que vai gerar e cole aqui, com a seguinte sintaxe:

![Nome_da_imagem](Link_da_imagem)

Fico no aguardo

Muito estranho, tente passar o caminho absoluto(completo) para ver se vai dar certo.

Talvez seja uma particularidade do Windows.

Continua não encontrando o arquivo. =\

def escolhe_palavra_secreta avisa_escolhendo_palavra texto = File.read('C:\Users\lilli\Desktop\Programação\Ruby\dicionario.txt') todas_as_palavras = texto.split "\n" numero_escolhido = rand (todas_as_palavras.size) palavra_secreta = todas_as_palavras[numero_escolhido] avisa_palavra_escolhida palavra_secreta end

Certo, de noite vou instalar o Ruby no Windows que eu tenho, ai faço o teste e lhe informo.

Blz, valeu! minha versão de ruby é essa:

ruby 2.4.2p198 (2017-09-14 revision 59899) [i386-mingw32]

solução!

Descobri! hahahaEle estava usando a pagina raiz do meu usuário como diretório principal(C:\Users\lilli) e não a pasta onde se encontram os meus arquivos.

Puts, esqueci de testar aqui Thiago kkk, desculpas, deu certo então ?

Opa, deu sim! Imagina, valeu pela ajuda.