Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

No prompt, os caracteres especiais são exibidos de outra forma

Bom dia,

No prompt de comando, os caracteres especiais, por exemplo "í", são exibidos assim, quando digitado Vinícius: Vin]-ìcius. Alguém saberia como resolver isso de forma que esse nome apareça de forma convencional: "Vinícius"?

Obrigado

7 respostas
solução!

Boa noite amigo,

Tenta colocar o seguinte código no inicio do seu arquivo .php

<?php
 ini_set('default_charset','UTF-8');`

Você pode usar também a função utf8_decode('Conteúdo com caracteres especiais') para formatar a saída respeitando os caracteres especiais.

Boa noite

Não sei qual editor estás a usar, mas alguns editores permitem mudar a codificação do arquivo. Procure como mudar a codificação do arquivo no editor que estás a usar, e escolha a codificação UTF-8 sem BOM

Abs

Boa tarde, WeezHard

estava usando o phpStorm. Tentei verificar isso no editor - não sei se fiz da forma correta - pois quando alterei para UTF-8 nada aconteceu. Ainda no prompt ainda aparece daquela forma.

Obrigado pela ajuda

Boa tarde, Lucas

Realmente fiz isso que você colocou e realmente agora no prompt apareceu certo. Gostei da solução, só que o do orientador Alura ele não colocou tal código, acredito que seja realmente um problema de configuração.

Obrigado pela ajuda!

Olá Nicolas

Penso que o phpStorm já usa o UTF-8 por padrão.

Olha o arquivo de configuração do PHP - php.ini: Neste, na linha +/- 720, encontrarás o default_charset = "UTF-8".

Veja se está comentada. Se estiver, descomente.

Em vez do CMD podes tentar o Windows Terminal - https://github.com/microsoft/terminal

Já agora, qual sistema operativo estás a usar? até agora, estou deduzindo que seja Windows.

Abs

Isso mesmo, WeezHard. Estou usando Windows. Vou ver agora mesmo no php.ini.

Realmente como você disse. Está como padrão UTF-8 no php.ini.