Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

No package matching 'php7.3' is available

Pessoal, boa tarde! Nao sei bem mais onde mexer, a principio o curso trabalha com o php5 mas não funciona pra latest do Wordpress, então fui pro php7.3, pelo que vi da nomenclatura do modulo para instalação via apt-get é php7.3 então pela lógica substituí no meu playbook,

tasks:
    - name: 'Instalando dependencias do SO'
      apt:
        name: "{{ item }}"
        state: latest
      become: yes
      with_items: 
        - php7.3
        - apache2
        - libapache2-mod-php7.3
        - php7.3-gd
        - libssh2-1
        - php7.3-ssh2
        - php7.3-mysql

Mas quando rodo tenho a mensagem:

failed: [172.17.177.40] (item=['php7.3', 'apache2', 'libapache2-mod-php7.3', 'php7.3-gd', 'libssh2-1', 'php7.3-ssh2', 'php7.3-mysql']) => {"ansible_loop_var": "item", "changed": false, "item": ["php7.3", "apache2", "libapache2-mod-php7.3", "php7.3-gd", "libssh2-1", "php7.3-ssh2", "php7.3-mysql"], "msg": "No package matching 'php7.3' is available"}

O erro sugere que, ou o nome do pacote ta errado ou ele nao ta no meu arquivo de repositorio. Eu tentei atualizar com um apt-get update e também com o apt-get upgrade dentro da vm (caso funcionasse iria acrescentar o Shell no playbook), tentei trocar nome do pacote, tentei trocar a imagem la no Vagrant file (to trabalhando com a ubuntu/trusty64), reconstrui as maquinas umas 5 vezes mas nada até agora deu resultado!! Alguém já passou por isso?

3 respostas
solução!

E ai, Thiago. Beleza?

Você está usando no Vagrantfile a mesma versão do ubuntu que o professor está utilizando na aula?

Creio que o php7.3 não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu 14.0 (Trusty), então não dá pra instalar usando o apt.

Consigo pensar em duas alternativas por agora:

1) adicionar uma task que adiciona o repositório para instalar o php7:

tasks:

- name: Add PHP 7 PPA repository
   become: true
   apt_repository:
       repo: 'ppa:ondrej/php'

ou

2) usar a versão 20 do ubuntu, que contem o php7 nos repositórios oficiais.

Espero ter ajudado. Se precisar, estamos aqui!

Parceiro, tu é o cara! troquei pra o box "bento/ubuntu-20.04" ai foi só trocar o python-mysqldb pra python3-mysqldb e foi!

Valeuuu!!

Fala, Thiago.

Fico contente que deu certo. Se precisar, estamos aí!

Valeu!