#include <stdio.h>
#include <locale.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h> // para incluir time data hora
int main(){ // setlacale é uma biblioteca para acentuação para o portugues setlocale(LC_ALL, "Portuguese");
// imprimindo o cabeçalho
printf("******************************************\n");
printf("* Bem vindo ao nosso jogo de adivinhação *\n");
printf("******************************************\n");
int segundos = time(0);
srand(segundos); // srand: fazem com que a função matemática sempre devolva números distintos;
int numerogrande =rand(); // rand é pseudo-randômica e necessita de uma operação matemática para ser executada da maneira que queremos;
int numerosecreto = numerogrande % 100; // (%)da o resto da divisão
int chute;
int tentativas=1;
double pontos = 1000;
int acertou=0;
int nivel;
printf("Em qual nivel deseja jogar?\n");
printf("nivel(1)nivel(2)nivel(3)\n\n" );
printf("Escolha:");
scanf("%d",&nivel);
int numerodetentativas;
switch(nivel){
case 1:
numerodetentativas =20;
break;
case 2:
numerodetentativas=15;
break;
default:
numerodetentativas=6;
break;
}
for(int i=1;i<=numerodetentativas;i++){
printf("tentativas %d\n",tentativas);
printf("Qual é seu chute? ");
scanf("%d", &chute); // %d é p/chamar a variavel q deseja e &, p/colocar a variavel q eu quero
printf("Seu Chute foi %d\n", chute);
if(chute <0){
printf("você não pode colocar numero menor que zero\n");
continue; // faz com q o cod passe para a linha de baixo
}
int acertou = chute == numerosecreto;
int maior = chute > numerosecreto;
if(acertou ){
break; // p/ se chegar nessa condição encerre e não vai p/as proximas condições
}
else if (maior){
printf("seu numero foi maior que o numero secreto\n");
}
else{
printf("seu numero foi menor que numero secreto\n");
}
tentativas++; // ++ é msma coisa q tentativas = tentativas +1;
double pontosperdidos = abs(chute -numerosecreto)/(double)2; // é entre () cast é converter 2 inteiro em um double ou decimal ou vice versa.
pontos =pontos - pontosperdidos;
// abs é uma função da biblioteca stdlib.h para inverter numeros negativados.
}
printf("FIM DE JOGO !\n");
if(acertou ){
printf("Você GANHOU !\n");
printf("\nVocê Acertou em %d Tentativas \n",tentativas);
printf("Total de Pontos: %.2f\n",pontos); // %.2f é definir a quantidade de casas decimal que eu quero q apareça.
}
else{
printf("Você PERDEU, Tente Novamente!");
}
}