Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

No django, onde fica a lógica para as saídas?

fazendo analogia do django com java jsf, onde se coloca códigos que são necessários para que a visão prevista realmente aconteça. nos beans, codamos com laços e tudo que precisamos. no django sinto que fica muito espalhado nas views, ou pelo que percebi em js, para manipular informações antes de renderizar a saída. existe este local?

3 respostas

No Django, a lógica para as saídas e a manipulação de dados antes de renderizar a visão geralmente fica nas views e nos templates.

Aqui está uma analogia com o Java JSF para ajudar a entender melhor:

1. Views (equivalente aos Managed Beans no JSF):

As views no Django são responsáveis por processar as requisições, interagir com o modelo (Model) e preparar os dados para serem renderizados nos templates. Você pode usar funções ou classes (Class-Based Views) para definir a lógica das views.

solução!

Muito obrigado por confirmar o que percebi. A possibilidade de usar python, que tem me encantado, no uso que fiz em manipular dados , listas, dicionários. Além de tantas potencialidades, me fez ficar um pouco triste. de ver os {% %} dentro de htmls , lembrando PHP. que me lembrou do problema de misturar códigos nos htmls. E que fazia com que os designs ficassem com medo de gerar problemas em suas ações. Preciso usar em uma aplicação de tratamento de anexos legais e contábeis, comparações em painéis. O que me pareceu Ótimo com django e python. Mas ao começar a testar em pegar arquivos em upload e utilizar isto para fazer os comparativos, percebi a falta de espaço para utilizar o poder que utilizei em notebooks nos ambientes de testes python e onde usar no ecossistema django. Espero que me encontre, para fluir em mineracão destes dados, e conseguir sucesso em meu projeto. Agradeço a colaboracão do espaço Alura, e saúde a todos que amam a tecnologia para ajudar pessoas e que possamos crescer em habilidades e experiências.

Sergio, Eu uso Python ja tem algum tempo para resolver diversos problemas. E Agora estou aprofundando em JAVA. JAVA é complexo e ao mesmo tempo muito bom.

Mas Python não tem Igual, a simplicidade para se fazer as coisas não tem igual. Eu estou me atualizando com JAVA, mas meu corração está no Python.