Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

No diretório do explorer do Eclipse não aparece algumas pastas

Criei um projeto usando o Maven para web, rodando no servidor Jetty, porém no project explorer do Eclipse não aparecem as seguintes pastas no diretório: src/main/java, src/teste/java, Jre System library e Maven dependências. Ele compila normalmente sem problemas, apenas essas pastas que não aparecem no project explorer do Eclipse. Também não aparece no console a opção: servers!

4 respostas

Olá Helberto, tudo bem? No caso do problema com a View servers, você está na perspectiva (perspective) Java EE? Por padrão ele só aparece quando estamos na perspectiva Java EE, mas você pode adicionar, para isso, você deve ir no menu Window na parte superior do Eclipse, depois na opção Show View e clicar sobre Servers, porém se não estiver exibindo essa opção, então você clica na opção Other... e depois busca por server e deve mostrar, então é só confirmar.

Sobre a questão das pastas do projeto, verifica logo essa parte da perspectiva que eu falei acima. E qual foi o Group Id e o Artifact Id que você usou para criar o projeto? Você criou o projeto usando o Eclipse mesmo ou foi na linha de comando?

Fico aguardando retorno!

Olá Jonilson Sousa. Tentei as alternativas pela opção Window do Eclipse como vc indicou, mas não aparece a opção servers e nem a opção JAVA EE na pesperctiva da janela do Eclipse. Estou usando o Eclipse 2020-03, será que essa versão não tem essa opção? Quanto as pastas que também não aparecem no diretório, informo que criei o projeto pelo Eclipse. Utilizei a linha de comando do CMD do windows apenas para compilar e executar outros comandos, como o clean e package. Segue abaixo texto extraído do arquivo pom.xml:

4.0.0

<groupId>br.com.alura.maven</groupId>
<artifactId>lojaweb2</artifactId>
<version>1.0.0-SNAPSHOT</version>
<packaging>war</packaging>

Então Helberto, acho que pode ser por isso, agora nas últimas versões do Eclipse precisamos realmente fazer um "processo de instalação", mas na verdade é um processo que informamos qual a versão do eclipse que queremos utilizar, e para ter essas ferramentas de para desenvolvimento Web e o maven, entre outras precisamos usar a versão Eclipse IDE for Enterprise Java Developers, então poderia verificar se está usando essa versão? Se não tiver, eu recomendo excluir essa versão, fazer o download do instalador do eclipse novamente e no momento da instalação escolher a opção Eclipse IDE for Enterprise Java Developers.

E fala se deu certo!

solução!

Deu certo! Baixei o Eclipse IDE for Enterprise Java Developers e mudei a perspectiva para Java EE e funcionou. Obrigado Jonilson Sousa.