Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

# no arquivo hosts

Ola pessoal, na aula 2 do curso de redes, no video "Montando rede 2pc" o professor mostra o arquivo hosts que ele acessou em sua maquina. Percebi que todas as linhas do arquivo começavam com #, menos a linha que ele adicionou.

O que significa esse #? E porque a linha adicionada ao arquivo pelo professor não começa com # ?

Obrigada!

3 respostas

Olá Cristiane, tudo bem?

O símbolo # é utilizado no arquivo hosts para linhas de comentários.

No arquivo eles dão exemplos, como:

# Além disso, comentários (como esse) podem ser
# adicionados em linhas individuais ou seguindo o nome da
# máquina indicado pelo símbolo '#'
#
# Por exemplo:
#
#      102.54.94.97     rhino.acme.com          # servidor fonte
#       38.25.63.10     x.acme.com              # x cliente host

Arquivo hosts com o texto acima em inglês e em destaque

Por isso o instrutor acrescentou o mapeamento 127.0.0.1 www.cursoderedesdaalura.com ao final e sem o símbolo # antes, caso tivesse, ficaria como comentário e poderia dar erro.

Muito bem observado Cristiane!

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Oi Camila muito obrigada pela resposta! Eu havia desconfiado mesmo que seriam comentarios mas me sinto uma idiota agora, era so ter lido o arquivo! hahahahaha Mas tudo bem.

Uma pergunta adicional : Porque esse arquivo originalmente se encontra vazio, comente com comentarios? Porque ele existe mas sem nenhuma utilidade, porque foi criado? Pra mim seria mais logico ele não existir e se necessario ser criado do zero.

Obrigada!

solução!

Ah, para com isso Cristiane. Achei exelente sua observação, eu descobri isso pesquisando quando deu erro só e nem tinha lido o arquivo também 😅

E esse arquivo existe para servir como uma lista de checagem, pois sempre que você pesquisa algo no navegador ou tenta acessar algum outro domínio, sua máquina irá checar o arquivo hosts, mesmo vazio, para verificar se existe alguma especificação sobre aquele dominio e se redirecionar.

Outra ocasião onde o arquivo é utilizado, é quando hackers infectam um computador com um vírus que adiciona no arquivo hosts uma outra entrada, exemplo: 127.0.0.1 Kaspersky.com. Assim, quando você tentar acessar o site Kaspersky.com, sua máquina irá se conectará ao endereço IP 127.0.0.1, que é um endereço IP incorreto. Dessa forma, você não iria conseguir baixar o antivírus da Kaspersky ou as atualizações do antivírus e o hacker realizaria outros ataques.

Além disso, usuários maliciosos, podem adicionar outras entradas ao arquivo hosts, como redirecionar os usuários para um site falso.

Caso tenha interesse de ler mais sobre: Hosts originais para sistemas operacionais Windows

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄