Dentro do ambiente Data Science. Como me analisar ou ser analisado dentro dos categorizações "junior, pleno, senior"?
Dentro do ambiente Data Science. Como me analisar ou ser analisado dentro dos categorizações "junior, pleno, senior"?
Oii Ricardo, tudo bem?
Bom, normalmente as categorias são dadas pela quantidade de anos/experiência que você tem, e são basicamente separadas dessa forma:
Junior: é a pessoa que já faz alguns cursos de Data Science e está bem no começo da sua jornada, de 0 a 2 anos de experiência profissional pode ser considerado um Cientista de Dados Junior. Já é familiarizado com Github, está acostumado com a criação de protótipos usando R ou Python e tem boas habilidades estatísticas e matemáticas.
Pleno: é quem já atua na área de 2 a 5 anos, escreve códigos que podem ser reutilizados em outros projetos e deve ser capaz de interpretar diversos problemas de Data Science de forma rápida e fácil, normalmente estrutura muito bem seus projetos e prepara o ambiente sem muitos erros.
Sênior: é a pessoa que tem mais de 5 anos de experiência, conhece muitas práticas e modelos e consegue decidir qual usar e porquê de forma mais clara. É bem comum que um cientista de dados sênior consiga interpretar tão bem um problema que acaba 'validando' a ideia antes da implementação do código, conseguindo um modelo mais certeiro.
Com o passar dos anos, desafios cumpridos, códigos feitos e também experiência profissional, você consegue atingir o nível "mais alto", no caso, Cientista de Dados Sênior.
Espero que tenha conseguido suprir sua dúvida! Qualquer coisa, estou por aqui, ok?
Bons estudos ^^