2
respostas

Nível Sistêmico da Comunicação Não-Violenta

O nível sistêmico pode ocorrer em organizações? Vejo que muitas vezes as lideranças se perdem na forma que conduzirem determinadas situações, mesmo que o conteúdo seja pertinente. Forma x Conteúdo. No caso organizacional está implícitos o modo de arquitetar as relações humanas de forma a coagir os subordinados? Usar a comunicação violenta faz parte da maioria dos gestores mesmo nos dias atuais. O que isto significa? Falta de talento ou falta de preparo?

2 respostas

Olá, Giane, tudo bem?

Sim, o nível sistêmico diz respeito à coletividade e qualquer lugar em que seja possível o coletivo, operam os níveis sistêmicos, ou seja, as normas sociais são impostas. Acredito que as normas sociais de cada contexto são importantes para a manutenção da ordem de determinadas relações. Isto se confunde às vezes com o "fazer com rigidez ou autoritarismo", como me parece o seu caso, tendo em vista a sua primeira pergunta.

Neste caso, um contexto organizacional em que exista um "modo de arquitetar as relações humanas de forma a coagir os subordinados" mais parece uma colocação sobre uma vivência sua, que sem dúvidas tem sua validade, mas não pode ser confundida com a importância do estabelecimento das normas sociais dentro dos sistemas em que fazemos parte.

Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!

Boa Tarde Bruna!

Muito obrigada pelo rápido retorno!

O questionamento partiu em função de relatos de todas as esferas quanto à comunicação violenta em que os dirigentes tratam os subordinados. Não é algo vivenciado por mim. Quando mencionas que não pode ser confundida com a importância do estabelecimento das normas sociais dentro dos sistemas em que fazemos parte. Queres dizer exatamente o quê? Pois infelizmente as normas estabelecidas no contexto organizacional, me parece muitas vezes, que quem tem "poder" manda e quem não o tem "obedece".