1
resposta

Nivel input e Hierarquias

Boa tarde tudo bem? eu estou fazendo a jornada para analista de dados. Quando fiz o curso de modelagem, onde abordamos uma empresa para modelar o banco de dados, foi abordado o tema abaixo:

EMPRESA Nível Input Loja (Identificador e Nome da Loja) Atributos Tipo da Loja Hierarquias Empresa Loja Empresa (CNPJ e Nome)

Procurei fora do curso uma explicacao melhor sobre esta questao de nivel input, atributos e hierarquias. Meu conhecimento diz que atributos sao as propriedades da entidade... e assim por diante (entidade, atributos e relacionamento). Porem nao consigo identificar esse modelo onde fica descrita no curso input, atributos e hierarquia, eu precisava de uma outra forma de interpretar ou ate mais facil de visualizar isso, de forma fisica seja no banco ou conceitual.

1 resposta

Olá!

O nível input refere-se ao ponto inicial ou à base de dados que você está utilizando. No seu caso, ao modelar o banco de dados para uma empresa, o nível input é a informação básica que você está inserindo, como o identificador e nome da loja.

Os atributos são características ou propriedades das entidades no seu banco de dados. No exemplo que você mencionou, na entidade "Loja", os atributos seriam o identificador, nome e tipo da loja. E na entidade "Empresa", os atributos seriam o CNPJ e o nome.

Hierarquias referem-se à organização ou estrutura em diferentes níveis. No contexto de Data Warehouse, pode significar a relação entre diferentes entidades. Por exemplo, a hierarquia entre "Empresa" e "Loja" indica que uma loja pertence a uma empresa, formando uma estrutura em camadas.

Exemplo Físico:

  • Imagina um banco de dados real: você teria tabelas, onde cada linha representa uma entrada específica (um input) e as colunas seriam os atributos. A relação entre essas tabelas representa as hierarquias.

  • Tabela Empresa:

    | CNPJ        | Nome        |
    |-------------|-------------|
    | 123456789   | Empresa A   |
    | 987654321   | Empresa B   |
    
  • Tabela Loja:

    | Identificador | Nome       | Tipo da Loja | Empresa_CNPJ  |
    |---------------|------------|--------------|---------------|
    | 001           | Loja 1     | Tipo A       | 123456789     |
    | 002           | Loja 2     | Tipo B       | 987654321     |
    

Essa é uma forma mais concreta de visualizar como as informações são organizadas no banco de dados. Espero que isso ajude;